64% do total

Gol (GOLL4) lidera vendas de passagens no programa Voa Brasil

Voa Brasil já vendeu 12,4 mil passagens a aposentados com preços de até R$ 200 e Gol é responsável por 64% dos bilhetes comercializados

Gol - Gol/Divulgação
Gol - Gol/Divulgação

A Gol (GOLL4) lidera as vendas de passagens no programa Voa Brasil. A companhia aérea responde por 64% dos bilhetes comercializados, conforme dados do Ministério de Portos e Aeroportos.  

O programa, lançado em 24 de julho, já vendeu 12,4 mil passagens com preços de até R$ 200, direcionado principalmente a aposentados do INSS. A Latam ficou com 24% das vendas, seguida pela Azul (11%) e Voepass (0,5%). 

O Voa Brasil tem como objetivo ampliar o acesso ao transporte aéreo para aposentados que não voaram nos últimos 12 meses, proporcionando-lhes uma oportunidade de viajar de avião.

Até o momento, foram vendidos 12 mil bilhetes, o que representa menos de 0,5% dos três milhões de assentos oferecidos para 67 destinos domésticos. 

Baixo volume de vendas, mas objetivo cumprido 

Apesar do baixo volume de vendas, o secretário de Aviação Civil, Tomé Franca, ressaltou que o programa está cumprindo seu objetivo de inclusão social. O governo espera beneficiar 1,5 milhão de aposentados ao longo do tempo, promovendo maior acesso ao transporte aéreo para essa população. 

“O foco do programa é a inclusão social, permitir que brasileiros que nunca voaram ou que não viajaram de avião nos últimos 12 meses tenham maior acesso ao transporte aéreo. Neste sentido, o programa cumpre bem o seu papel. São milhares de aposentados que puderam entrar no mercado da aviação civil”, destacou Franca. 

Distribuição regional e próximos passos do programa Voa Brasil  

As passagens adquiridas através do Voa Brasil têm como destinos 72 cidades, com maior concentração no Sudeste, que respondeu por 44% dos bilhetes vendidos.  

Em seguida, o Nordeste concentrou 40% das vendas, enquanto o Centro-Oeste (7%), Sul (5%) e Norte (3%) receberam uma parcela menor de passagens. 

A primeira fase do programa contemplou mais de 23 milhões de aposentados do INSS, independentemente da faixa de renda. 

O governo federal já analisa a segunda fase do Voa Brasil, prevista para ser implantada no primeiro semestre de 2025. Nessa nova etapa, o foco será beneficiar estudantes universitários que são atendidos por programas sociais.