Avaliação

52% aprovam governo Lula em meio a desafios com política fiscal, aponta Quaest

Desde o início do terceiro mandato, o presidente tem oscilado entre 50% e 60% de aprovação

Governo Lula - Pesquisa Quaest
Presidente Lula | Foto/Ricardo Stuckert

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) é aprovado por 52% e reprovado por 47% dos eleitores, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (11).

O levantamento, realizado entre 4 e 9 de dezembro, revela estabilidade na avaliação do governo, mesmo diante de anúncios recentes, como ajustes fiscais e a promessa de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil.

Desde o início do terceiro mandato, Lula tem oscilado entre 50% e 60% de aprovação, reflexo de uma polarização consolidada.

Já a reprovação subiu para o maior índice desde sua posse, especialmente entre jovens de 16 a 34 anos e eleitores do Nordeste, tradicional reduto de apoio.

A pesquisa da Quaest também apontou aumento do pessimismo sobre o governo Lula: 46% acreditam que o país está indo na direção errada, enquanto 43% enxergam o contrário.

Problemas como alta nos preços e desemprego lideram as críticas, mas programas como o Bolsa Família e a percepção de queda na inflação seguem como trunfos para a popularidade do governo.