Tensão no Oriente Médio

Israel diz que matou Hashem Safieddine, líder sucessor de Hezbollah

Operação atingiu reunião de líderes do Hezbollah em Dahiya no Líbano; grupo ainda não confirma a morte do líder

Israel diz que matou Hashem Safieddine, líder sucessor de Hezbollah

O exército de Israel disse nesta terça-feira (22) que Hashem Safieddine, apontado como o provável sucessor do líder do Hezbollah, foi morto em um ataque aéreo perto de Beirute, no Líbano.  

Ataque aéreo em reduto do Hezbollah 

A operação israelense teve como alvo uma reunião de altos líderes do Hezbollah. O bombardeio israelense foi um dos mais intensos realizados na região de Dahiya. 

Este ataque ocorreu poucas semanas após a morte do próprio antigo líder do grupo, Hassan Nasrallah. Ele, que era o chefe do grupo desde 1992, foi atingido em um ataque aéreo israelense em 27 de setembro. 

Papel de Hashem Safieddine 

Hashem Safieddine era primo de Hassan Nasrallah e líder do conselho executivo do grupo. Ele era responsável pelos assuntos financeiros e administrativos.  

Além disso, ele participava do conselho da Jihad, responsável pelas atividades militares do Hezbollah. 

Safieddine foi a primeira autoridade do grupo a falar em público após Hamas atacar o sul de Israel em 7 de outubro de 2023.  

 Hezbollah ainda não confirmou morte de Safieddine 

Até o momento, o Hezbollah não emitiu nenhuma declaração oficial sobre a morte de Safieddine. Porém, as Forças de Defesa de Israel afirmam que ele estaria incomúnicável desde bombardeios no Líbano ocorridos do início de outubro.