
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, saiu em defesa da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, após declarações do senador Plínio Valério (PSDB-AM). Em publicação no Instagram na quarta-feira (19), Janja classificou a fala do parlamentar como carregada de “ódio, misoginia e desconhecimento”.
Durante um evento da Fecomércio no Amazonas, na sexta-feira (14), Plínio Valério comentou sobre a participação de Marina Silva na CPI das ONGs.
“Marina esteve na CPI das ONGs por 6 horas e 10 minutos. Imagine o que é tolerar Marina Silva 6 horas e 10 minutos sem enforcá-la”, afirmou Valério.
Resposta da primeira-dama
Janja reagiu às declarações com um post exaltando Marina Silva e criticando o senador. Para a primeira-dama, a ministra é pioneira na defesa do meio ambiente e com uma história inspiradora.
“Uma mulher gigante, que um homem com a ignorância do senador Plínio Valério jamais vai conseguir enxergar”, escreveu Janja. “Se para ele é difícil ouvir uma mulher tão inteligente falar durante 6 horas, para nós é de doer ouvir 6 segundos de asneiras vindo de sua boca.”
Porém, o perfil da primeira-dama no Instagram está fechado desde 13 de março. Janja anunciou que restringiria o acesso às publicações devido a ataques machistas e misóginos.
Marina Silva se manifesta
Além disso, a ministra do Meio Ambiente também comentou a polêmica. Durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministra”, do CanalGov, na quarta-feira (19), Marina Silva criticou a fala de Plínio Valério e a classificou como incitação à violência contra mulheres.
“Isso é dito porque sou uma mulher, uma mulher preta, de origem humilde, que defende uma agenda que muitas vezes confronta interesses de alguns”, declarou a ministra.
Por fim, Marina Silva também repreendeu o tom de brincadeira adotado pelo senador ao fazer o comentário. “Com a vida dos outros não se brinca. Quem faz ameaças rindo, tratando isso como algo trivial, só os psicopatas são capazes”, afirmou.