Segundo turno

João Campos descarta apoio direto a Boulos e foca no 2º turno em Pernambuco

Após ser reeleito em Recife, João Campos destaca que seu foco será o segundo turno em Pernambuco e deixa Tabata Amaral à frente da campanha

Divulgação: PSB
Divulgação: PSB

O prefeito de Recife, João Campos (PSB), reeleito com 78% dos votos válidos no primeiro turno das eleições municipais de 2024, afirmou que sua prioridade será o segundo turno das eleições em Pernambuco. 

 Em entrevista a CNN Brasil, ele negou as possibilidade de se envolver diretamente na campanha de Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo.  

João Campos e as eleições de São Paulo 

Questionado sobre a possibilidade de apoiar Boulos, Campos transferiu a responsabilidade para Tábata Amaral (PSB), destacando o papel de liderança dela no contexto paulistano. 

“A posição em São Paulo vai ser liderada por Tábata, ela já fez uma manifestação nesse sentido e o partido entende ela como a nossa maior liderança de São Paulo”, disse Campos.  

Assim, o prefeito reeleito de Recife ainda teceu comentários positivos sobre a campanha de Tabata – os dois estão em um relacionamento desde 2019. 

Tabata é “a pessoa que fez uma grande campanha, teve um grande posicionamento e que eu não tenho dúvida em guiar a nossa posição, a posição que eu digo do nosso partido na cidade de São Paulo”. 

Foco nas disputas em Pernambuco 

Porém, quando questionaram Campos sobre a possibilidade de viajar a São Paulo para reforçar a campanha de Boulos, ele destacou seu objetivo.

“O meu foco será o segundo turno das eleições em Pernambuco, com disputas importantes em duas cidades.” Ele se referia às eleições em Paulista, terceira maior cidade do estado, onde Vinícius, candidato de 29 anos, disputa a prefeitura.  

“Temos ainda uma outra cidade vizinha, também com um segundo turno envolvendo um candidato do nosso partido”, completou. 

Reeleição no Recife de João Campos 

João Campos foi reeleito em Recife, obtendo 511.484 votos, o equivalente a 77,43% dos votos válidos. A margem em relação aos outros candidatos garantiu sua reeleição no primeiro turno, sem a necessidade de uma nova rodada eleitoral.  

Seu principal concorrente, Gilson Machado (PL), ficou longe, com apenas 14,13% dos votos, seguido por Dani Portela (PSOL) com 4,04%, Daniel Coelho (PSD) com 3,31% e Tecio Teles (NOVO), que obteve apenas 0,86%. 

Por isso, João Campos se prepara para mais quatro anos à frente da capital pernambucana. Sua campanha focou na continuidade das políticas implementadas nos últimos quatro anos, com promessas de expansão dos programas sociais e de desenvolvimento urbano.