Joe Biden é confirmado na cúpula do G20 no Rio de Janeiro

Eventos do G20 acontecerão nos dias 14 a 20 de novembro no Rio de Janeiro com a presença de Joe Biden e outros líderes mundiais

-
-

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou sua presença na Cúpula dos Líderes do G20, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro.

As informações foram divulgadas pela Casa Branca nesta quinta-feira (7).  

O evento reunirá os principais chefes de Estado e de Governo do mundo, será realizado no Museu de Arte Moderna (MAM), no Flamengo.

Além disso, ele contará a participação de delegações de 40 países e 15 organismos internacionais. 

Biden também comparecerá à cúpula Apec 

Além da cúpula do G20, Biden viajará para o Peru, onde também participará da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), também prevista para novembro.  

A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, afirmou que o presidente norte-americano planeja comparecer a ambos os eventos. 

Biden promete transição pacífica

Em paralelo aos compromissos internacionais, Biden disse que trabalhará para uma transição tranquila de poder nos Estados Unidos, após a confirmação de Donald Trump como vencedor nas eleições presidenciais.  

O presidente democrata telefonou para Trump, parabenizando-o pela vitória e convidando-o para uma reunião na Casa Branca.  

Importância do G20 

Criado em 1999, o G20 reúne 19 países e a União Europeia, abrangendo mais de 80% da economia global.  

O objetivo do grupo é discutir questões econômicas, políticas e de saúde, com foco na resolução de crises globais.  

Em 2024, o evento no Brasil espera a presença dos chefes de Estado de países como África do Sul, Alemanha, Argentina, China, Índia, Japão, Estados Unidos e Reino Unido. 

É feriado durante o G20?  

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), apresentou, na última quinta-feira (31) o Plano Operacional para os eventos do G20 e isso inclui dois dias de feriado devido a reunião.  

Segundo Paes, a cidade do Rio terá os dias 18 e 19 de novembro como feriado, com intuito de reduzir o trânsito nos dias em que a cidade recebe as autoridades mundiais. 

“É importante que todos nós nos preparemos para esses dias de transtorno, do dia 14 ao dia 20”, destacou o prefeito.