Eleições Americanas

Lebron James declara apoio a Kamala Harris nas eleições dos EUA

Astro da NBA apoiou candidatos democratas em eleições presidenciais anteriores e já criticou publicamente Trump.

Lebron James
Lebron James | Foto/Divulgação/ @TeamUSA

O jogador de basquete e astro da NBA LeBron James anunciou nesta quinta-feira (31) apoio à vice-presidente Kamala Harris para a presidência dos Estados Unidos. A declaração foi feita em um post no X (antigo Twitter), onde afirmou que “a escolha é clara”.

Em um vídeo com clipes de comentários ofensivos do ex-presidente Donald Trump e seus aliados, o jogador do Los Angeles Lakers escreveu: “Do que estamos falando aqui? Quando penso nos meus filhos e na minha família e em como eles crescerão, a escolha fica clara para mim. VOTE KAMALA HARRIS!!!”. Veja a postagem:

Lebron e o apoio aos Democratas

James expressou apoio aos candidatos democratas em eleições presidenciais anteriores e já criticou publicamente Trump, que concorre à reeleição este ano, chamando o então presidente na época de “vagabundo” por não ter convidado Stephen Curry, dos Golden State Warriors, a uma visita à Casa Branca.

Em 2016, ele apoiou a democrata Hillary Clinton contra Trump, e em 2020 ele apoiou o democrata Joe Biden contra Trump.

Em 2020, inclusive, quando Trump criticou os atletas que se ajoelharam durante o hino nacional antes dos jogos após o assassinato de George Floyd, James encorajou os eleitores a “ver que liderança temos no topo do nosso país” e liderar às urnas.

O Partido Democrata é o partido dos famosos?

O Partido Democrata historicamente conquistou mais o apoio de músicos e artistas famosos, destacou o jornal Washington Post. Um dos mais famosos na atualidade, a cantora Taylor Swift, é um furacão político: em 2023, com uma única postagem no Instagram, a cantora angariou 35 mil novos registros eleitorais. Em 2020, ela declarou apoio a Joe Biden. Agora, Taylor Swift declarou apoio à também democrata Kamala Harris.

E não está sozinha. Em evento pró-Kamala em 24 de outubro, que contou também com a participação do ex-presidente Barack Obama, estiveram presentes o cantor Bruce Springsteen, o ator Samuel L. Jackson, e o cineasta Spike Lee. No dia seguinte, foi a vez de Beyoncé participar de um comício ao lado da candidata no Texas. Sua música já se tornou familiar nos grandes comícios de campanha de Kamala: a vice entra e sai do palco ao som de “Freedom”, uma música do álbum “Lemonade”, de 2016.

Aliás, o mundo do pop abraçou de vez Kamala. Janelle Monáe, John Legend, Jennifer Lopez, Katy Perry, Cardi B e Olivia Rodrigo, também manifestaram apoio a candidata.

Famosos que apoiam Trump

Ao lado de Trump, estão o cantor de country Jason Aldean, o rapper Kanye West, e a cantora Azealia Banks, segundo informou a revista Billboard. Há também o ator Zachary Levi, que deu vida nas telas ao super-herói Shazam. Outro nome de peso da indústria que apoia Trump é Dennis Quaid, que classificou o magnata como “presidente favorito do século 21“, em entrevista.