O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) registrariam empate técnico se a eleição presidencial de 2022 fosse repetida hoje. O dado é da pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, divulgada nesta segunda-feira (28).
Bolsonaro e Lula
De acordo com o levantamento, Bolsonaro teria 45,1% das intenções de voto, enquanto Lula atingiria 44,2%.
A diferença entre eles é de apenas 0,9 ponto percentual. Assim, esse valor se encontra da margem de erro da pesquisa, que é de um ponto percentual para mais ou para menos.
Nas eleições presidenciais de 2022, Lula liderou o primeiro turno com 48,34% dos votos válidos. Jair Bolsonaro, então presidente, obteve 43,20%, levando a disputa ao segundo turno.
Dados da pesquisa
O estudo entrevistou 5.419 pessoas em todo o Brasil, entre os dias 20 e 24 de abril. O nível de confiança informado é de 95%, o que significa que, em 100 levantamentos semelhantes, 95 deles apresentariam resultados dentro da margem de erro.
A pesquisa simulou um cenário hipotético com os mesmos candidatos de 2022, indicando aos entrevistados as mesmas opções disponíveis na eleição passada: Bolsonaro, Lula, Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT).
Desaprovação do governo atual
Além do embate entre Bolsonaro e Lula, o levantamento da AtlasIntel ainda mostrou que a desaprovação do atual presidente caiu 3,5 pontos percentuais em abril, passando para 50,1%.
Ao mesmo tempo, 46,1% dos entrevistados aprovam o petista, enquanto 3,8% não souberam ou não quiseram responder.