"Deveria provar inocência"

Lula: Bolsonaro deveria dizer ser inocente em vez de pedir anistia

Em entrevista à Rádio Tupi, petista argumentou que Bolsonaro deveria focar em provar sua inocência, em vez de pedir perdão judicial

Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (20) que a defesa da anistia para acusados de atentados contra a democracia feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro equivale a uma confissão de culpa.

Em entrevista à Rádio Tupi, Lula argumentou que Bolsonaro deveria focar em provar sua inocência, em vez de pedir perdão judicial.

“Quando o ex-presidente pede anistia, está provando que é culpado, que cometeu crime. Ele deveria estar dizendo ‘vou provar minha inocência'”, declarou Lula.

O presidente ironizou ainda a postura do ex-mandatário, dizendo que ele teria fugido para os Estados Unidos (EUA) por medo após fracassar na tentativa de golpe.

As declarações de Lula acontecem em meio ao avanço das investigações sobre uma possível trama golpista.

Na última terça-feira (18), a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Bolsonaro e mais 33 suspeitos por tentarem impedir sua derrota eleitoral e a posse de Lula entre 2021 e janeiro de 2023.

Além disso, a delação do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, peça-chave no caso, foi tornada pública pelo ministro Alexandre de Moraes na quarta-feira (19), reforçando as acusações contra Bolsonaro e aliados.

Lula também destacou que o processo judicial deve garantir o direito de ampla defesa, mas reafirmou que a Justiça precisa ser “para todos”. O caso segue em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF).