
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não é necessário uma lei para garantir a independência do Banco Central (BC), destacando a autonomia da instituição mesmo sem formalização.
Essas falas de Lula surgiram em entrevista a TV Record, onde elogiou Henrique Meirelles, ex-presidente do BC, como exemplo de independência e disse que decidirá sobre a nova presidência “na hora certa”.
Ele disse que ainda não se decidiu quanto ao nome para substituir Roberto Campos Neto e negou ter um escolhido, apesar das especulações sobre Gabriel Galípolo.
Além disso, o presidente criticou os muitos palpites sobre a substituição e afirmou ter paciência para tomar a decisão. Ele ressaltou a responsabilidade do Banco Central e a manutenção da meta de inflação em 3% pelo Conselho Monetário Nacional.
Para Lula, o País está vivendo “um momento muito bom”, com a inflação “totalmente controlada”.
“Obviamente que não fizemos tudo que o povo precisa, está muito longe da gente fazer tudo que o povo precisa, mas se a gente comparar com o que era há dezessete meses atrás com o Brasil de hoje, as pessoas voltaram até a sorrir”, disse.