Segurança

Lula reúne governadores para discutir segurança pública na quinta-feira

Presidentes do STF e do STJ, além do procurador-geral da República, também serão convidados

- Antônio Cruz, Agência Brasil
- Antônio Cruz, Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está convocando todos os 27 governadores para discutirem, nesta quinta-feira (31) às 15h (horário de Brasília), sobre a crise de segurança pública nos estados.

Presidentes do STF e do STJ, além do procurador-geral da República, também serão convidados para a reunião.

Segundo informações da CNN, o encontro se dará após o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), ter feito um apelo público para que o presidente ouvisse os governadores.

Na quinta-feira (24) passada, após criminosos terem aberto fogo via pública, em reação a uma operação da Polícia Militar (PM) que buscava o chefe do tráfico do Complexo de Israel, conhecido como Peixão, Castro afirmou que, sem a colaboração do governo federal, o combate à violência do Rio de Janeiro não será efetivo.

O objetivo do encontro, que vai contar também com a presença do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, é apresentar a PEC da Segurança Pública aos chefes dos estados.

A proposta foi enviada pelo Ministério da Justiça, em junho, ao Palácio do Planalto. No entanto, o texto segue na Casa Civil, devido a divergências em torno do texto.

O presidente Lula planejava fazer um encontro com os governadores há cerca de um mês. No entanto, devido às queimadas recordes que ocorriam naquele período, a convocação dos governadores acabou sendo redirecionada para discutir o combate ao fogo.