O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança nesta quinta-feira (3) uma campanha publicitária para reforçar ações da gestão e tentar recuperar sua popularidade.
Com o slogan “Brasil dos Brasileiros”, as peças serão exibidas em emissoras de rádio, TV aberta e também na internet.
A iniciativa foi idealizada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, e tem custo estimado em R$ 50 milhões.
A campanha tem como objetivo central destacar os programas sociais do governo e reforçar as diferenças entre Lula e seus adversários políticos.
Estratégia de comunicação da campanha de Lula
A nova campanha busca ampliar a presença do governo na mídia e melhorar a percepção pública sobre suas ações.
Além dos anúncios tradicionais, há planos para a confecção de bonés com a frase “O Brasil é dos Brasileiros”, uma estratégia pensada para rebater críticas da oposição e do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A Secom também orientou que Lula e seus ministros adotem um discurso mais assertivo para evidenciar contrastes entre a atual gestão e a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Popularidade em queda
O lançamento da campanha ocorre no mesmo dia em que o governo celebrou dois anos de mandato de Lula, com um evento em Brasília.
A iniciativa surge em um momento crítico para a popularidade do presidente: segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada em 2 de abril, a desaprovação ao governo chegou a 56%, o maior índice desde o início do terceiro mandato.