Para destravar pautas

Cai urgência constitucional para analisar propostas do Auxílio Gás e da elevação da CSLL

Ambas as matérias bloqueavam a pauta do plenário desde o último sábado (12) e dificultavam a realização de novas votações

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República, e Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados - José Cruz, para a Agência Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República, e Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados - José Cruz, para a Agência Brasil

Nesta terça-feira, 15 de outubro, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu retirar a urgência constitucional de três propostas que tramitam na Câmara dos Deputados, presidida por Arthur Lira (PP-AL).

As informações são do jornal Valor Econômico.

Entre as propostas cuja urgência foi cancelada, destaca-se a que trata da ampliação do benefício social Auxílio Gás, uma medida que ainda carece de clareza em relação à fonte de receita que possa financiaressa ampliação.

Além disso, foi retirado o caráter urgente da proposta sobre o conteúdo local na produção e exploração de petróleo.

Ambas as matérias bloqueavam a pauta do plenário desde o último sábado (12) e dificultavam a realização de novas votações.

Outra proposta afetada pela retirada da urgência, a pedido do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi a que estabelece um aumento na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Este projeto estava programado para trancar a pauta a partir da próxima quinta-feira, 17 de outubro, mas agora, com a retirada da urgência, isso foi evitado.