Política

Macron pede suspensão de investimentos nos EUA após tarifas de Trump

Movimento ocorre após o presidente norte-americano anunciar uma série de tarifas e dar início a uma guerra comercial.

Emmanuel Macron
Crédito: Agência Brasil

O presidente da França, Emmanuel Macron, pediu nesta quinta-feira (3) que as empresas europeias suspendam os investimentos planejados nos Estados Unidos. O movimento ocorre após o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar uma série de tarifas e dar início a uma guerra comercial.

“Acho que o que é importante, e isso é todo o trabalho que deve ser feito por setor, é que os investimentos futuros ou os investimentos anunciados nas últimas semanas sejam suspensos até que as coisas sejam esclarecidas com os Estados Unidos”, afirmou Macron em reunião com representantes da indústria francesa. Essas informações são da agência Reuters.

O presidente francês indicou que os EUA podem sofrer retaliações. Ele sugeriu usar o mecanismo anti coerção, respostas visando serviços digitais e analisando os mecanismos de financiamento da economia dos EUA.

Além disso, Macron acrescentou que a resposta às taxas será “mais massiva” do que sua retaliação anterior às tarifas de aço e alumínio dos EUA.

O presidente também chamou as tarifas de “brutais e infundadas” e um choque para o comércio internacional.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, descreveu as novas tarifas como um grande golpe para a economia global. A executiva disse que a União Europeia (UE) está preparada para responder com medidas retaliatórias caso as negociações com Washington fracassem.

(Com informações de Reuters)