O candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, foi responsável por nove das dez publicações com maior engajamento nas redes sociais entre os candidatos a prefeito da capital durante a segunda quinzena de agosto.
Essa constatação compõe o relatório divulgado na quarta-feira (11) por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).
O estudo analisa o desempenho digital dos principais candidatos e revela a estratégia de Marçal para maximizar sua visibilidade.
Principais temas explorados na rede de Marçal
Durante o período analisado, os temas mais abordados por Marçal incluíram a suspensão de seus perfis pelas autoridades eleitorais e menções a figuras públicas como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o apresentador Silvio Santos, que faleceu em 17 de agosto.
O relatório aponta que Marçal tem buscado associar sua imagem à popularidade de Jair Bolsonaro e de Silvio Santos, o que pode ter contribuído para seu alto nível de engajamento.
Impacto da suspensão de perfis
O bloqueio dos perfis de Marçal, resultado de uma denúncia sobre contratações de usuários para publicar “cortes” de vídeos do candidato, gerou “outras repercussões que acabaram por aumentar sua visibilidade na disputa”, apontou o relatório.
A suspensão atraiu atenção e discussões, que envolveram o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e a candidata pelo Novo, Marina Helena.
Engajamento de outras candidaturas
Entre os candidatos monitorados, Tabata Amaral (PSB) alcançou um alto nível de engajamento, especialmente no TikTok, com um vídeo que gerou 729.000 visualizações.
No conteúdo, Amaral criticou Marçal, mencionou acusações de furto qualificado e suposta ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC).
O relatório destaca que o vídeo de Amaral foi uma tentativa de amplificar os temas controversos que envolvem Marçal.
Presença e seguidores nas redes sociais
O levantamento incluiu os seis candidatos com maior atividade nas mídias sociais: Pablo Marçal (PRTB), Guilherme Boulos (Psol), Tabata Amaral (PSB), Ricardo Nunes (MDB), José Luiz Datena (PSDB) e Marina Helena (Novo).
De acordo com os dados, Marçal desponta como o candidato com o maior número de seguidores no Instagram e no TikTok.
No Instagram, ele conta com 13,2 milhões de seguidores, um número que supera a soma dos seguidores dos demais candidatos (6,2 milhões).
Boulos segue na lista com 2,30 milhões de seguidores, enquanto Amaral possui 1,6 milhão. No Facebook, Datena lidera com 1,2 milhão de seguidores.
Interações nas postagens de Marçal
“A quantidade expressiva de seguidores de Pablo Marçal no Instagram faz com que as interações em suas postagens — número de reações, comentários e compartilhamentos — representem pouco mais de 70% das interações recebidas pelos perfis dos candidatos analisados no relatório”, afirma o documento.
Esse dado reforça o impacto significativo de Marçal nas redes sociais em comparação com seus concorrentes.
Metodologia
O relatório foi feito em colaboração entre o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação de São Carlos e o Núcleo de Estudos da Violência (NEV), ambos da USP.
A análise foi conduzida com a plataforma Fanpage Karma, que permite a remoção de conteúdos das plataformas sociais, e abrange o período de 15 a 29 de agosto.
As informações são do jornal Valor Econômico.