O presidente da Argentina, Javier Milei, disse nesta terça-feira (10) que buscará estabelecer um acordo de comércio livre com os Estados Unidos em 2025.
“Nosso primeiro objetivo será promover um acordo de livre comércio com os Estados Unidos no próximo ano, o acordo que deveria ter acontecido há 19 anos”, afirmou Milei. O presidente falou durante uma mensagem para comemorar seu primeiro ano no cargo.
A declaração ocorre pouco tempo após o Mercosul e a União Europeia anunciarem um acordo de livre comércio que vinha sendo negociado há 25 anos.
“Imaginem o que teríamos crescido nestas quase duas décadas se tivéssemos negociado com a primeira potência mundial”, afirmou.
O presidente argentino destacou também o que considera as principais conquistas da sua gestão: contas públicas e redução da inflação.
Contudo, Milei não detalhou seus planos em relação a este anúncio. A fala do presidente ocorre pouco tempo antes da mudança de governo nos EUA.
No dia 20 de janeiro de 2025, o presidente eleito Donald Trump substituirá Joe Biden e iniciará um segundo mandato, após ter liderado entre 2017 e 2021.
O que é o livre comércio citado por Milei?
O livre comércio é um conceito econômico que se refere à ausência de barreiras e restrições ao comércio entre países.
Em suma, um regime de livre comércio, as mercadorias, serviços e capitais podem transitar entre as fronteiras internacionais sem a imposição de tarifas, quotas, subsídios ou outras medidas protecionistas que possam dificultar ou encarecer o processo de trocas.