Eleições 2026

Pablo Marçal e Gusttavo Lima acertam filiação ao União Brasil, diz colunista

A cúpula do partido aguarda que ambos oficializem suas entradas na legenda ainda no primeiro semestre de 2025

Pablo Marçal e Gusttavo Lima acertam filiação ao União Brasil, diz colunista

O influenciador digital Pablo Marçal e o cantor sertanejo Gusttavo Lima acertaram suas filiações ao União Brasil. A cúpula do partido aguarda que ambos oficializem suas entradas na legenda ainda no primeiro semestre de 2025, informou o blog do colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles.

Conforme apurou a reportagem, uma ala do União Brasil defende que Marçal e Gusttavo Lima assinem a ficha de filiação no mesmo evento de lançamento da pré-candidatura do governador de Goiás (GO), Ronaldo Caiado, à Presidência da República. Esse evento já possui data e local definidos: próximo dia 4 de abril, no Centro de Convenções de Salvador (BA), e deve contar com a presença dos dois novos aliados da sigla.

Além de oficializar a pré-candidatura ao Palácio do Planalto, Caiado vai receber o título de cidadão baiano durante a cerimônia.

Ala interna do partido propõe filiação antecipada

Apesar do movimento para que a filiação ocorra no evento de Caiado, outra ala do União Brasil defende que a entrada de Pablo Marçal e Gusttavo Lima na legenda aconteça antes da solenidade.

A estratégia visa evitar que a chegada dos dois nomes ofusque o lançamento da pré-candidatura do governador de Goiás.

A filiação de Marçal tem sido vista dentro do partido como um passo estratégico para uma candidatura majoritária em 2026, possivelmente para governador ou senador por São Paulo (SP).

No entanto, existe uma questão jurídica a ser superada: o influenciador foi condenado pela Justiça Eleitoral de São Paulo por uma série de crimes eleitorais, o que o tornou inelegível por oito anos.

Ainda assim, ele pode recorrer da decisão.

Já no caso de Gusttavo Lima, o União Brasil avalia sua candidatura ao Senado por Goiás (GO). No entanto, o cantor já demonstrou ambições maiores.

Em janeiro deste ano, ele declarou ao portal Metrópoles que pretende concorrer à Presidência da República.

Aposta na popularidade de Gusttavo Lima

Aliados de Ronaldo Caiado acreditam que o governador de Goiás (GO) pretende aproveitar a popularidade de Gusttavo Lima para ampliar sua projeção nacional. A ideia seria viajar pelo país ao lado do sertanejo e aproveitar a forte base de fãs do cantor para atrair mais eleitores.