Política

Pesquisa aponta desaprovação recorde de 55% ao governo Lula

Levantamento é do Paraná Pesquisas, contratado pelo PL

Pesquisa aponta desaprovação recorde de 55% ao governo Lula

A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 55% em fevereiro, o maior índice desde o início de seu terceiro mandato.

Os dados são de um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, contratado pelo Partido Liberal (PL), e divulgado nesta quarta-feira (19).

A pesquisa também apontou que 42% dos entrevistados aprovam a gestão, enquanto 2,9% não souberam ou não opinaram.

Mudança no cenário político

O estudo indica uma inversão nos índices de aprovação e desaprovação observados desde agosto de 2023, quando a série histórica foi iniciada.

A queda na avaliação positiva de Lula reflete o descontentamento de parte da população com as políticas econômicas e sociais implementadas pelo governo.

A pesquisa entrevistou 2.010 pessoas em todo o país entre os dias 13 e 16 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Avaliação do governo Lula

O levantamento também mediu a percepção dos brasileiros sobre o desempenho da administração federal. Para 28,8% dos entrevistados, o governo é considerado “ótimo” (9,0%) ou “boa” (19,8%).

Em contrapartida, 45% classificam a gestão como “ruim” (9,2%) ou “péssima” (35,8%). Outros 25% avaliam o governo como “regular”, enquanto 1,2% não soube ou não quis opinar.