A desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 53,6%, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira (1º) pela AtlasIntel. O levantamento mostra que a aprovação do presidente é de 44,9%, enquanto 1,5% dos entrevistados declararam não saber.
Os dados foram coletados entre os dias 20 e 24 de março em formulários on-line aleatórios e fazem parte do estudo realizado pela Latam Pulse, Bloomberg e AtlasIntel.
A pesquisa entrevistou 4.659 pessoas, utilizando metodologia online com formulários aleatórios. A margem de erro é de 1 ponto percentual, e o intervalo de confiança é de 95%.
Aumento na desaprovação do presidente Lula
Em comparação com o levantamento anterior, realizado em março, houve um leve aumento na desaprovação do governo Lula, que era de 53%. A aprovação, por outro lado, caiu de 45,7% para 44,9%.
Quanto à avaliação do governo, 49,6% dos entrevistados consideram a gestão como ruim ou péssima, mas 37,4% a classificam como ótima ou boa. 12,5% avaliam o governo como regular, e 0,5% responderam “não sei”.
Porém, esse valor representa uma pequena melhora na percepção dos brasileiros. No levantamento anterior, 50,8% dos entrevistados avaliaram a gestão como ruim ou péssima, e 37,6% como ótima ou boa.
Além disso, o levantamento mostra que o presidente Lula tem maior desaprovação entre homens (57,8%), aqueles com renda entre três e cinco salários mínimos (59,7%) e evangélicos (84,8%).
Os entrevistados, escolhidos de maneira aleatório, afirmam que os principais problemas da gestão do petista é a criminalidade e o tráfico de drogas; a corrupção e a economia e a inflação.
Dessa forma, 62,5% das pessoas que responderam à pesquisa disseram que o governo deveria tomar mais medidas para controlar a inflação.
Cenários para 2026
Além da desaprovação do Lula, a pesquisa também avaliou cenários para um eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2026. Nos principais embates, Lula perderia para Pablo Marçal (PRTB) e Jair Bolsonaro (PL), empataria tecnicamente com Tarcísio de Freitas (Republicanos) e venceria os demais adversários.
Confira os números:
- Pablo Marçal (PRTB) 51% X Lula 46%
- Jair Bolsonaro (PL) 48% X Lula 46%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) 47% X Lula 46%
- Ronaldo Caiado (União Brasil) 37% X Lula 47%
- Eduardo Leite (PSDB) 36% X Lula 46%
- Romeu Zema (Novo) 25% X Lula 44%