A Procuradoria-Geral da República (PGR) finaliza a preparação de denúncias contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em três investigações que avançam rapidamente: a falsificação da carteira de vacinação, a apropriação de joias sauditas e a tentativa de golpe de Estado.
As informações são do colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles.
Existe uma forte expectativa de que as acusações sejam apresentadas ainda em 2024, o que abrangeria os três inquéritos.
Denúncia por falsificação de carteira de vacina e apropriação de joias
As investigações sobre a falsificação de documentos ligados à vacina contra a COVID-19 e a apropriação indevida de joias de alto valor, recebidas da Arábia Saudita, já estão em estágio avançado.
A PGR tem acompanhado de perto as apurações e reúne provas que devem sustentar as denúncias formais contra o ex-presidente nos próximos meses.
Investigação de Bolsonaro sobre tentativa de golpe de Estado
No que se refere à tentativa de golpe de Estado, a PGR aguarda o relatório final da investigação, previsto para ser concluído em novembro de 2024.
Além de Bolsonaro, o relatório deve incluir o pedido de indiciamento de quatro ex-ministros – Augusto Heleno, Walter Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira, Anderson Torres – e do ex-comandante da Marinha, Almir Garnier Santos.
Apesar de o relatório ainda não ter sido finalizado, fontes ligadas à PGR afirmam que a equipe liderada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, está familiarizada com o conteúdo da investigação desde o início.
Por isso, existe a possibilidade de que a denúncia por tentativa de golpe também seja oferecida antes do final deste ano.
As informações são do colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles.