O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) afirmou que considera “plenamente possível e saudável” a redução da jornada de trabalho 6×1 (44 horas semanais).
O MTE divulgou a nota nesta segunda-feira (11). Segundo a Pasta, o tema deveria ser tratado em convenção e acordos coletivos entre empresas e empregados.
“Esse é um tema que exige o envolvimento de todos os setores em uma discussão aprofundada e detalhada, levando em conta as necessidades específicas de cada área, visto que há setores da economia que funcionam ininterruptamente”, diz o texto.
Erika Hilton propõe semana de 4 dias e fim da jornada 6×1
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para instituir a semana de trabalho de quatro dias no Brasil, pondo fim ao modelo 6×1, no qual trabalhadores têm apenas um dia de folga.
A proposta também visa reduzir a carga horária semanal de trabalho para até 36 horas, sem cortes salariais, em um esforço para flexibilizar o modelo de trabalho e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
Segundo Erika Hilton, a iniciativa reflete um movimento global que busca adaptar o mercado de trabalho às novas realidades, favorecendo a saúde mental e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
A proposta conta com o apoio de mais de 100 parlamentares e tem ganhado força nas redes sociais.