O primeiro voo de resgaste de brasileiros que estão Líbano, acontecerá na sexta-feira (4).
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o ministro da Defesa, José Múcio, e o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, anunciaram nesta quinta-feira (3) os detalhes da operação de repatriação de brasileiros do Líbano.
O primeiro voo de resgate, com um avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), partirá de Lisboa nesta sexta-feira (4) em direção a Beirute, capital libanesa.
A previsão de chegada é às 10h, horário de Brasília, e o retorno à capital portuguesa será imediato, com chegada em São Paulo às 8h no sábado (5). O Itamaraty estima que cerca de 220 pessoas serão repatriadas nesse primeiro voo.
O governo brasileiro tem como meta repatriar aproximadamente 500 cidadãos semanalmente. Terão prioridade para embarque idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidades médicas.
Atualmente, estima-se que cerca de 20 mil brasileiros residam no Líbano, que recentemente se tornou alvo de ataques israelenses, com Israel afirmando que integrantes do Hezbollah estão presentes em seu território.
Além disso, a fonte do Itamaraty informou cerca de 3 mil cidadãos levantaram a vontade de retornar ao Brasil. A maior parte dessas pessoas estão situada no Vale do Bekaa e na capital, Beirute.
Até o momento, apenas aeronaves de quatro países pousaram no Líbano para operações de repatriação, e o Brasil será o sétimo país a receber autorização para resgatar seus cidadãos.
As informações são do Infomoney