Para incentivar a participação dos eleitores no segundo turno das eleições municipais, o estado de São Paulo oferecerá transporte gratuito no próximo domingo, dia 27 de outubro.
A gratuidade será válida entre as 6h e 20h e beneficiará eleitores em todos os municípios paulistas onde haverá votação.
A medida contempla trens e ônibus intermunicipais, operados pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Metrô, Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
Além disso, também será gratuito o uso dos transportes as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, responsáveis pelas linhas 4-Amarela e 5-Lilás.
Nos ônibus intermunicipais administrados pela EMTU, a gratuidade será garantida em trajetos que passam por municípios com segundo turno.
No entanto, em linhas entre cidades onde não haverá votação, a cobrança da tarifa será mantida.
Como usar os transportes de graça?
Os eleitores não precisam apresentar o título de eleitor ou comprovante de votação para usar o transporte gratuito.
Basta utilizar os meios de transporte como de costume, garantindo acesso mais fácil e acessível aos locais de votação.
Reforço na frota de transportes
Além da gratuitidade, o Metrô e a CPTM terão trens reservas de prontidão em pontos estratégicos, prontos para reforçar a frota em caso de necessidade.
Além disso, haverá reforço no quadro de funcionários de atendimento em diversas estações.
No caso da EMTU, a programação das linhas metropolitanas seguirá o cronograma habitual de domingos e feriados, mas com a possibilidade de aumento da frota caso seja necessário.
Já na capital paulista, a prefeitura garantiu um adicional de 1,9 mil ônibus à frota habitual de domingo, elevando o número de veículos disponíveis para 6,8 mil, mesma quantidade em operação nos sábados.
Suspensão do programa Ruas Abertas
O programa “Ruas Abertas”, que costuma fechar a Avenida Paulista e ruas do bairro da Liberdade aos domingos, estará suspenso durante o segundo turno.
O Elevado Presidente João Goulart, conhecido como Minhocão, também permanecerá aberto para o tráfego de automóveis.
Pesquisa Datafolha
De acordo com a pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (24), o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) lidera as intenções de voto com 49%, seguido por Guilherme Boulos (PSOL) com 35%.
No entanto, a diferença entre os dois candidatos tem diminuído ao longo das semanas. Na primeira pesquisa do segundo turno, Nunes tinha 55% contra 33% de Boulos, caindo agora para uma diferença de 14 pontos percentuais.
Boulos e Pablo Marçal debatem empreendedorismo e rejeição em sabatina ao vivo nesta sexta-feira (25), veja mais informações aqui!