O ex-estrategista de Donald Trump, Steve Bannon, gerou polêmica ao terminar seu discurso na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC, na sigla em inglês), um evento que reúne a ultradireita mundial nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (21), ao estender o braço direito com a palma para baixo, fazendo gesto semelhante à saudação nazista de Adolf Hitler e entoar as palavras “lute, lute, lute”.
“O único jeito de eles ganharem é se nós batermos em retirada. E não vamos recuar, não vamos nos render, não vamos desistir. Lute, lute, lute!”, declarou Bannon antes de realizar a saudação nazista.
A cena lembrou, quase como mímica, um episódio de janeiro, quando o bilionário Elon Musk, que atua no governo do presidente dos Estados Unidos como “cortador-mor” das despesas públicas. O proprietário da Tesla fez o mesmo movimento diante de uma multidão de apoiadores em um dos eventos da posse de Trump.
Musk minimizou o ocorrido, ainda que grupos neonazistas tenham comemorado publicamente seu gesto.
Detalhes do evento
A CPAC é um evento fixo no calendário político de Washington que remonta à década de 1970. Anteriormente uma câmara de compensação para o amplo movimento conservador dos Estados Unidos e uma plataforma essencial para estrelas em ascensão no Partido Republicano, agora está intrinsecamente associada ao movimento MAGA (Make America Great Again) de Trump, e rotineiramente com algumas das figuras mais inflamatórias associadas ao presidente americano. Na quinta-feira (20), estiveram no palco do estado de Maryland Musk e Javier Milei, da Argentina, e Eduardo Bolsonaro também deve participar neste fim de semana representando o Brasil.
Extrema direita francesa abandona o evento
O líder da extrema direita na França, Jordan Bardella, anunciou que cancelou sua participação no encontro da CPAC, nos EUA.
Para Bardella, o “gesto alusivo à ideologia nazista” o levou a repensar sua presença em Washington. O presidente do partido de extrema direita da França disse que não estava presente quando Bannon fez o gesto.
Quem é Steve Bannon?
Steve Bannon é um estrategista político, ex-banqueiro de investimentos e ex-assessor da Casa Branca. Ele ganhou notoriedade como chefe da campanha presidencial de Trump em 2016 e depois serviu como estrategista-chefe da Casa Branca no início do governo Trump.
Antes disso, Bannon foi presidente executivo do Breitbart News, um site de notícias de direita que desempenhou um papel importante na ascensão do movimento nacionalista nos Estados Unidos. Após deixar a Casa Branca em 2017, Bannon continuou a influenciar a política global, ajudando a organizar e financiar iniciativas conservadoras.