
Apesar de estar internado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi formalmente intimado no hospital DF Star, em Brasília, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (23).
A intimação marca o início do processo penal pela tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022. O STF entregou o documento diretamente no hospital, onde Bolsonaro está internado desde o dia 11 de abril, após passar por uma cirurgia abdominal.
STF intima Bolsonaro pela tentativa de golpe de Estado
O STF decidiu formalizar a intimação de Bolsonaro após ele participar de uma live na última terça-feira (22), indicando que estava em condições de receber o documento. O STF avaliou que, ao participar ativamente de transmissões online, Bolsonaro demonstrou ter capacidade para receber a notificação.
“A divulgação de live realizada pelo ex-presidente na data de ontem (22/4) demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje (23/4)”, explicou o STF em nota oficial.
Apesar de sua internação, Bolsonaro tem mantido uma agenda pública. Ele concedeu uma entrevista ao SBT Brasil, no dia 21 de abril, diretamente do leito de hospital.
Além disso, no dia seguinte, participou de uma live ao lado de seus filhos, Flávio, Eduardo e Carlos Bolsonaro, e do ex-piloto Nelson Piquet.
O que acontece agora?
Com a entrega da intimação, começa a contar o prazo de cinco dias úteis para que Bolsonaro apresente sua defesa no processo. Assim, essa etapa é obrigatória em todas as ações penais e permite que o réu se manifeste sobre as acusações que pesam contra ele.
Ele enfrenta acusações de planejar e executar medidas ilegais para se manter no poder, mesmo após perder as eleições presidenciais de 2022.