Após as explosões que ocorreram na quarta-feira (13) na Praça dos Três Poderes, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu reinstalar as grades de proteção ao redor de seu prédio em Brasília.
A Corte havia removido as grades em fevereiro deste ano, depois de mantê-las reforçadas devido aos ataques de 8 de janeiro de 2023. No entanto, diante da nova ameaça à segurança, a decisão foi de reinstalar a estrutura.
As grades metálicas ainda não foram montadas devido ao trabalho da perícia no local, já que o incidente envolveu uma explosão causada por um homem em frente à estátua da Justiça.
O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, está acompanhando todos os passos da investigação das explosões.
Barroso entrou em contato com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir as medidas a serem tomadas após o ataque, e também dialogou com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e com a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão.
Em paralelo, o presidente do Supremo trocou mensagens com o governador do DF, Ibaneis Rocha, mantendo o alinhamento das ações entre as autoridades responsáveis.