Política

Nunes diz que Tarcísio tentará reeleição ao governo de SP em 2026

Prefeito afastou os rumores sobre a candidatura presidencial de Tarcísio

Prefeito de São Paulo marca 24% das intenções de voto na corrida eleitoral, segundo a pesquisa Quaest | Crédito: André Bueno/Rede Câmara
Prefeito de São Paulo marca 24% das intenções de voto na corrida eleitoral, segundo a pesquisa Quaest | Crédito: André Bueno/Rede Câmara

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou nesta quarta-feira (2) que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disputará a reeleição ao governo paulista em 2026.

A declaração foi feita durante um evento na zona norte da capital, onde Nunes participou da inauguração do primeiro centro de atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

De acordo com Nunes, Tarcísio teria entrado em contato diretamente para comunicar sua decisão.

“Ele (Tarcísio) me ligou ontem para dizer isso. Ele falou que vai continuar trabalhando no governo do Estado, para a sua reeleição, e eu vou continuar trabalhando pela população da cidade de São Paulo. A gente vai trabalhar em conjunto e não vai falar de eleição”, disse o prefeito.

A declaração de Nunes acontece em meio a especulações sobre uma possível candidatura de Tarcísio à Presidência da República em 2026, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não possa concorrer.

Com a confirmação da intenção de reeleição ao governo estadual, o cenário político no campo conservador para as próximas eleições ganha novos contornos.

Críticas ao governo federal

Durante o evento, Ricardo Nunes também comentou sobre a nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, que apontou um nível inédito de desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alcançando 56%.

Segundo o prefeito, as recentes falas do presidente sobre mulheres, a composição ministerial e a condução da economia têm sido determinantes para essa queda na popularidade.

Nunes criticou também a política econômica do governo federal, apontando juros altos e gastos excessivos como fatores de preocupação.

“Você vê a Selic acima de 14% e isso quer dizer o quê? Você vai comprar uma casa, um apartamento, fazer financiamento, você não consegue, porque isso segue a taxa de juros. Tem muitas questões que no país não estão indo bem por conta da condução do governo”, disse.

Costuras políticas para 2026

A declaração de Tarcísio de Freitas sobre a reeleição também tem impactos diretos na política estadual. O nome de Ricardo Nunes vinha sendo cogitado como uma possível opção para concorrer ao governo paulista caso Tarcísio optasse pela disputa presidencial.

Além de Nunes, o secretário estadual de Relações Institucionais, Gilberto Kassab (PSD), e o presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado (PL), também são mencionados como possíveis candidatos ao Palácio dos Bandeirantes.

“O momento é de dizer que eu pretendo ficar os quatro anos, que o Tarcísio me disse ontem para dizer que a pretensão dele é disputar a reeleição e que ele acredita muito que o presidente Bolsonaro vai conseguir reverter e deve ser candidato a presidente”, concluiu Nunes.

Com informações de O Globo.