O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), negou novamente que será candidato à Presidência em 2026.
“Não sou candidato ano que vem a cargo federal”, afirmou o governador à CNN Brasil. Ele disse ainda que está “focado nas questões de São Paulo”.
Na manhã desta segunda-feira (3), uma pesquisa Quaest indicou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa pelo Palácio do Planalto em diversos cenários, inclusive com o governador de São Paulo.
Se disputasse com Tarcísio, Lula teria 30% de intenções. A pesquisa Quaest ouviu 4.500 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de um ponto porcentual. Já o índice de confiança é de 95%.
O governador de São Paulo está em empate técnico com o cantor sertanejo Gusttavo Lima (sem partido), que registra 12%, e com o empresário Pablo Marçal (PRTB), que figura com 11%.
Lula aparece com o maior índice de intenções de voto nos cenários testados e venceria os candidatos de direita no segundo turno. Os cenários feitos pela pesquisa não incluem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível.
Além disso, a mesma pesquisa revelou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é uma das lideranças menos citadas quando se pensa em eleições presidenciais.