Hóspede ilustre

Tarcísio hospeda Bolsonaro no Palácio dos Bandeirantes para ato em defesa do impeachment de Moraes

Bolsonaro já havia sido convidado para se hospedar na sede do governo paulista durante o evento do dia 25 de fevereiro deste ano

-
-

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai se hospedar no Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo (SP), entre os dias 6 e 7 de setembro.

Durante sua estadia, Bolsonaro vai participar de um ato a favor do impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, programado para o sábado, 7 de setembro, data que marca a comemoração da Independência do Brasil.

Visitas e eventos anteriores

Bolsonaro já havia sido convidado para se hospedar na sede do governo paulista durante o evento do dia 25 de fevereiro deste ano.

Em 2023, o ex-presidente foi recebido por Tarcísio de Freitas em duas ocasiões distintas, durante a realização de procedimentos cirúrgicos.

Além da capital paulista, Bolsonaro visita Registro, no interior de São Paulo, onde seu irmão, Renato Bolsonaro (PL), se candidata a prefeito.

Organização do ato e motivações

A manifestação programada para o dia 7 de setembro foi organizada pelo pastor Silas Malafaia, um aliado próximo do líder de extrema-direita.

Espera-se uma adesão maciça de integrantes da oposição, que tentam articular a abertura de um processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes no Poder Legislativo.

O ato surge em meio a denúncias de que o ministro teria adotado procedimentos fora do rito oficial durante seu tempo à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

7 de Setembro em Brasília: convite e desfile oficial

Em contrapartida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou Alexandre de Moraes para o desfile oficial de 7 de setembro em Brasília, que celebra o Dia da Independência.

Todos os ministros do STF foram convidados para o evento, que começa no centro da Esplanada dos Ministérios e segue até o Teatro Nacional – um percurso de 3,5 quilômetros.

Presença dos ministros e autoridades no Desfile

O site Poder360 apurou que tanto Alexandre de Moraes quanto o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, devem comparecer ao desfile.

Por outro lado, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não deve participar do evento, enquanto o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ainda avalia sua presença.

As informações são do site Poder360.