A secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, afirmou nesta terça-feira (21) que o Brasil analisará as declarações do recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Durante seu discurso de posse na segunda-feira (20), Trump declarou que os EUA não precisam do Brasil e da América Latina.
A repórter da Rede Globo, Raquel Krähenbühl, questionou Trump sobre um possível diálogo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, além disso, sobre as perspectivas para a relação com o Brasil e a América Latina.
“Relação excelente. Eles precisam de nós, muito mais do que nós precisamos deles. Não precisamos deles. Eles precisam de nós. Todos precisam de nós”, respondeu o presidente.
LEIA MAIS: Trump: Brasil e América Latina “precisam de nós mais do que precisamos deles”
Donald Trump e relação com o Brasil
Em entrevista no Palácio do Planalto, Maria Laura, que substitui por enquanto o ministro Mauro Vieira, destacou a postura diplomática brasileira.
“O presidente Trump pode falar o que ele quiser, ele é presidente eleito nos Estados Unidos, e nós vamos analisar cada passo das decisões que forem sendo tomadas pelo novo governo”, afirmou.
Assim, apesar das declarações iniciais de Trump, a secretária-geral reforçou a busca por cooperação.
“Mas acredito que, como somos um povo que acredita, que tem fé na vida, que tudo vai dar certo sempre. Nós vamos procurar trabalhar não as nossas divergências, mas as nossas convergências, que são muitas”, concluiu.