fbpx

Parceria r7.com

Em julho de 2020, os fundos de ações tiveram seu melhor desempenho em relação aos últimos quatro meses, segundo dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Com captação líquida positiva de R$ 5,2 bilhões no período, essa classe tem atraído cada vez mais investidores, mesmo com os sustos trazidos pela pandemia do novo coronavírus. 

O fundo de ações gerido pela Ouro Preto Investimentos se recuperou dos tombos de março e em abril já apresentou rentabilidade positiva. Isso porque conta com uma estratégia que permite aproveitar as oportunidades no cenário macroeconômico, explica o analista de renda variável, Bruno Komura. 

“Temos uma gestão do tipo long bias, em que ficamos majoritariamente comprados em ações, mas há uma parcela em vendido, para nos proteger”, diz. “Aumentamos ou diminuímos essa fatia a partir da avaliação macro, se estamos otimistas com a bolsa ou não”. 

Essa estratégia também permite identificar e aproveitar distorções do mercado. Aliado a isso, a equipe de gestão continuamente se ocupa da análise fundamentalista das empresas. Isso inclui não apenas entender dos negócios das companhias, mas também da relação com competidores e fornecedores. 

Para o futuro, os planos para o Ouro Preto Ações FIA contam com o maior uso de derivativos para proteção. “Em março, tínhamos um pouco, o que já ajudou a conter as perdas da carteira”, conta Bruno Komura. “Aos poucos, vamos aumentar isso e comunicar o estilo de gestão para o cliente”. 

Para saber como investir em fundos da Ouro Preto investimentos, basta clicar aqui

Fundos de ações: como escolher?

Além da performance dos fundos de ações, é importante analisar também aspectos qualitativos. O histórico profissional do gestor, bem como da sua equipe e da sua casa de investimentos, devem ser critérios relevantes. 

“Seja pela carta mensal ou vídeos no Youtube, por exemplo, você pode analisar a consistência do discurso do gestor e perceber se as expectativas dele para os cenários se concretizam”, recomenda Bruno.

As vantagens de acessar ações via fundo são a comodidade e a assessoria especializada. Ao comprar papéis de empresas diretamente, é necessário dedicar tempo e estudo para monitorar a carteira e o mercado em geral. 

“Quando terceirizamos esse trabalho para o gestor, devemos observar o tipo de análise feita por ele, bem como se o perfil é condizente com o seu”, aconselha Komura. 

Outro ponto positivo é que profissionais têm menos vieses comportamentais, pois está acostumado com o mundo dos investimentos. “O peso do fator emocional para a pessoa física faz com que ela tome decisões em momentos errados”, aponta o analista.


Publicidade


  • Produtos/Serviços SpaceMoney

  • Parceria r7.com

  • Simulador Online de Investimentos SPACEMONEY

    Acesse nosso Simulador de Investimento e descubra as melhores aplicações financeiras para o seu bolso e perfil.

    Simulador Online
  • © 2020 – SpaceMoney Brasil Informações e Sistemas Ltda. Todos os Direitos Reservados.
    A SpaceMoney é um veículo informativo e não faz recomendações de investimentos, não podendo ser responsabilizada por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.