A XP Investimentos participou do Investor Day da Alupar (ALUP11) e observou que a empresa está apostando mais em projetos fora do Brasil, dada a melhor Taxa Interna de Retorno (TIR) em um ambiente regulatório relativamente seguro.
"É importante destacar que a Alupar possui alguma experiência nesses mercados, e o Brasil ainda apresenta uma demanda significativa por nova capacidade de transmissão, embora a competição tenha se intensificado", comentou a casa.
Na análise da XP, essa foco no exterior pode ser uma opção interessante se atingir uma escala que efetivamente “mova a agulha” no portfólio atual da empresa.
Por isso, a casa mantém recomendação neutra na ALUP11, com um preço-alvo de R$33 por ação.
No evento, a empresa destacou sua experiência positiva em projetos recentes de geração e transmissão no Chile, Colômbia e Peru.
Por isso, a companhia acredita que existem boas oportunidades na América Latina. Semelhante ao Brasil, o crescimento na geração de energia renovável na América Latina demandará capacidade adicional de transmissão.
Sobre o Brasil, a Alupar compartilhou os desenvolvimentos mais recentes no projeto TNE. Obter a licença para o projeto exigiu desembolsos ambientais e sociais desproporcionais para a companhia.
Em relação ao processo de arbitragem envolvendo a Aneel e o consórcio, não houve novidades relevantes. Em caso de aceite das reivindicações, a empresa espera um acréscimo de 300 pontos percentuais na Taxa Interna de Retorno (TIR) para o projeto.