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Banco Pan (BPAN4): lucro líquido ajustado estável em um ano, a R$ 191,0 mi no 2º tri

Base de clientes avançou 24% em doze meses, a 26 milhões

Banco Pan - Banco Pan - Logotipo
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O Banco PAN (BPAN4) encerrou o segundo trimestre deste ano com 26 milhões de clientes, avanço de 24% na base de comparação anual, e reportou um lucro líquido ajustado de R$ 191,0 milhões – em linha com o desempenho do mesmo período em 2022.

O ROE (retorno sobre patrimônio) ajustado foi de 11,2%.

A carteira de crédito do Banco PAN fechou o mês de junho em R$ 38,1 bilhões, aumento de 6,0% na base de comparação anual – 92% do portfólio com garantias.

Deste valor, 49,0% correspondem a operações de financiamento de veículos, que apresentou avanço de 23,0% se comparado ao segundo trimestre do ano passado, devido aos relevantes investimentos na experiência do usuário.

No segundo trimestre, o Banco Pan ultrapassou 30% de market share na originação de motos – o maior player do Brasil.

“Encerramos mais um trimestre com desempenho sólido e postura conservadora na concessão de crédito. Mantivemos nosso foco na originação de produtos colateralizados com margens crescentes, já precificado o aumento esperado da inadimplência. Nossa estratégia segue vinculada ao fortalecimento do engajamento e recorrência, na experiência do usuário, com o aplicativo como principal pilar de integração dos diversos canais”, afirma Carlos Eduardo Guimarães, CEO do Banco Pan.

O nível de inadimplência acima de 90 dias fechou junho em 8%. Já a receita de serviços finalizou o trimestre em R$ 283,0 milhões e o volume transacionado foi de R$ 21,90 bilhões no período, com 65% da base de clientes ativa.

O número de clientes com chaves PIX cadastradas no Banco aumentou para 7,6 milhões e o número de clientes com produtos de crédito contratados cresceu 21,0% na comparação anual, entre consignado, veículos, antecipação do FGTS, empréstimo pessoal, cartão e Car Equity.

A operação da Mobiauto, marketplace de veículos, apresentou forte crescimento de receita no trimestre, de 71,5% na comparação anual, a R$ 18,70 milhões.

O volume de carros anunciados avançou em 30% e o número de lojistas na plataforma saltou de 4,30 mil para 7,30 mil, no segundo trimestre. Já a Mosaico, com as marcas Buscapé e Zoom, teve um take rate de 7,10% e receita de R$ 49,0 milhões no período.

“Tivemos avanços importantes na experiência do usuário e seguimos com o compromisso de entregar uma plataforma completa de banking e consumo. Por isso, apostamos na diversificação de produtos de conta e transacionalidade, com serviços mais customizados, para proporcionar uma jornada cada vez mais fluida e inteligente”, complementa Inácio Caminha, superintendente-executivo de RI e Captação.

O Banco PAN anunciou a sua participação no Desenrola, programa de renegociação de dívidas do Governo Federal, como medida importante de apoio na organização financeira dos seus clientes.