A Genial Investimentos reiterou seu preço-alvo em R$ 14,00 para as ações de Carrefour Brasil (CRFB3), o que implica em um potencial de valorização de 30,48%. Contudo, analistas elevaram sua recomendação de MANTER para COMPRA.
Na avaliação dos analistas Iago Souza, Nina Mirazon e Vinícius Esteves, a conjunção de uma melhora do cenário macroeconômico juntamente a evolução do micro deve levar a varejista a um ciclo de crescimento de lucro, uma vez que passaram a observar o terceiro trimestre do ano passado como um ponto de inflexão para a principal vertical do grupo, Atacadão, tanto em termos de Same Store Sales, quanto de rentabilidade.
Veja projeções de Genial Investimentos para o quarto trimestre de Carrefour (CRFB3):
O que esperar para o ano de 2024?
Na visão dos analistas, aumentar o fluxo de caixa operacional deve ser a principal virada de chave para o Carrefour (CRFB3) em 2024.
Alguns fatores devem impulsionar a rentabilidade do grupo. São eles:
- – ventos favoráveis de curto prazo: com um El Niño nos holofotes, uma provável retomada da inflação alimentar pode alavancar operacionalmente a vertical de Cash-and-Carry. Contudo, não acreditamos que a magnitude inflacionária seja tão intensa quanto foi entre os anos de 2020 e 2022;
- – crescimento de EBITDA: a maturação de lojas convertidas (Safra 2022-2023) devem impulsionar o crescimento da rentabilidade do grupo;
- – queda da Selic: com uma alavancagem de 2,1x (visão IFRS16 inc. arrendamento e exc. recebíveis), a queda do custo de capital deve beneficiar o lucro de Carrefour ao longo de 2024, além de abrir espaço para o Banco Carrefour reverter provisões feitas ao longo dos últimos trimestres;
- – CAPEX e capital de giro: menos intensiva em capital, o Carrefour já anunciou uma expectativa de redução de 40% A/A no CAPEX para 2023, junto a uma normalização de estoques (-2 dias A/A). Essas duas últimas linhas devem ajudar a impulsionar o fluxo de caixa operacional da companhia ao longo do ano.
Fora esses quatro grandes tópicos, Souza, Miraron e Esteves dizem existir outros dois que podem impactar positivamente a companhia:
- – i) a normalização da alíquota de imposto (que se apresenta distorcida desde o início da integração do Grupo BIG); e
- – ii) maior rentabilização de Carrefour Property, com o prosseguimento do carve-out da vertical.
A Genial Investimentos espera que o Carrefour apresente um lucro líquido consolidado de R$ 1,70 bilhão em 2024.