A Eneva (ENEV3) registrou uma geração total de energia bruta de 1.609 gigawatts-hora (GWh) no primeiro trimestre de 2024.
A geração térmica total bruta foi de 1.201 GWh entre os meses de janeiro e março, um crescimento de 101,2% em relação ao observado em igual período do ano anterior.
A geração do complexo Solar Futura 1 chegou a 405 GWh, ao passo que a produção de gás natural totalizou 0,26 bilhão de metros cúbicos e a companhia encerrou o primeiro trimestre deste ano com um total de reservas prováveis e provadas (2P) de gás natural de 47,4 bilhões de metros cúbicos.
Em relatório, o BTG Pactual observou que, apesar dos níveis confortáveis dos reservatórios e dos preços spot no seu mínimo, a maioria das TPPs foi despachada neste trimestre.
“Isso reflete condições estruturais, como restrições operacionais e maior oferta intermitente, bem como efeitos cíclicos como El Niño, que elevou as temperaturas médias e, consequentemente, a demanda de carga para atender picos diários e horários”, comentou o trio de analistas Gisele Gushiken, João Pimentel e Maria Resende.
O banco de investimentos mantém recomendação de compra, com preço-alvo de R$ 17,00 em doze meses.