Ações recomendadas

Nubank (ROXO34): inadimplência acende farol vermelho para as ações, diz analista

Contudo, banco apresentou bons números financeiros, em nível com os demais bancos excelentes do mercado, declarou Giulia Nicola, analista de ações da Nord Research

Bandeira do Nubank estendida na fachada da Bolsa de Nova York nesta quinta-feira (9) - Reprodução: Blog Nubank
Bandeira do Nubank estendida na fachada da Bolsa de Nova York nesta quinta-feira (9) - Reprodução: Blog Nubank

2023 foi um ano conturbado para o mercado de bancos e nos mostrou cada vez mais o quanto o banco vencedor não pode depender apenas do mercado de crédito.

A fraude da Americanas (AMER3) e outros episódios de recuperação judicial, alinhados a um maior endividamento das famílias no pós-pandemia de COVID-19, fizeram com que o mercado ficasse mais avesso ao risco e aumentasse a régua para a concessão de crédito.

Com o obstáculo, ficou cada vez mais claro que os melhores bancos serão os que trouxerem mais rentabilidade em seus negócios, com qualidade de seus empréstimos, inadimplência controlada, uma vasta gama de produtos e serviços, além de um bom múltiplo com visibilidade de resultados.

Alguns resultados decepcionaram a Nord Research em 2023, enquanto outras oportunidades surgiram, como aponta a analista Giulia Nicola.

Para ela, o resultado trimestral entre julho e setembro de Nubank (ROXO34) foi uma grata surpresa. O roxinho reportou um lucro líquido ajustado de US$ 355,6 milhões, crescimento de receitas de +53,00% e um ROAE de +21,00%, “em nível com os demais bancos excelentes do mercado”.

Em sua teleconferência, a administração mencionou que acredita ter ganhado 50 a 60 BPS de participação no mercado de cartão de crédito no trimestre, o que a analista considera um belo avanço.

“Com a decisão de mudar a remuneração dos clientes referente ao CDI no ano passado (antes a NuConta era remunerada a 100% do CDI), o Nubank conseguiu reduzir seu custo de captação para algo em torno de 80% do CDI, estável frente ao trimestre anterior”, complementa a analista.

Apesar de a companhia ter mostrado que sua base de clientes se mantém bastante ativa (83,00%), com custo bem baixo para atender seus clientes (< 1 dólar), alguns pontos acendem um farol vermelho para o roxinho:

  • – o índice de inadimplência (NPL) 90+ registrou uma alta, a elevados 6,10%, e o banco apresentou um aumento de provisão para perdas em +70%, o que deixou a Nord Research com um pé atrás.

 
“Com uma carteira de crédito bastante agressiva, inadimplência e provisões nas alturas, os fortes aumentos na receita média por cliente e de seus dados não são suficientes para justificar um valuation de quase 7x seu patrimônio líquido (PL)”, diz Nicola.

A Nord Research prefere o Inter (INBR32), que negocia a apenas 1,4x PL. Por isso, recomenda que você fique de fora das ações do Nubank (ROXO34).