Notícias que impactam suas ações e investimentos!

Risco País atinge a menor marca em 6 anos, diz Estadão

SpaceCast - Ouça esta matéria clicando abaixo:

Na última quinta-feira (20), o jornal Estadão divulgou que o risco País do Brasil atingiu seu menor valor desde de maio de 2013. O marcador atualmente está em 116 pontos.

O risco País é um indicador utilizado para orientar os investidores estrangeiros a respeito da situação financeira de um mercado emergente. Ele é medido pelo Credit Default Swap (CDS), um título que protege contra calotes na dívida soberana.

Assim, a redução dos pontos mostra que os investidores estrangeiros estão prevendo uma melhora econômica no cenário nacional. Mas há controvérsias.

Cautelas

Mesmo o índice mostrando uma melhora no cenário, conforme apurou o Estadão, os investidores estrangeiros estão antecipando um cenário doméstico melhor para o longo prazo, mas, no momento, ainda seguem cautelosos.

A cautela se deve por conta das recentes movimentações da B3, a bolsa brasileira, e do dólar. A moeda estadunidense e o Ibovespa costumam se movimentar juntos e no sentido contrário.

Mas, neste ano, as direções começaram a divergir. Conforme apurou a reportagem, um ex-diretor do Banco Central calcula que, no patamar atual, o dólar deveria estar em R$ 3,60 ou abaixo. Mas, hoje, às 14h36, a moeda operava com alta de 0,053%, cotada a R$ 4,16.

Parceria

Receba notícias diretamente em seu celular ou tablet. Inscreva-se agora!