Saúde

Estudo aponta que Ozempic pode ajudar no tratamento do alcoolismo

esquisa da Universidade do Sul da Califórnia indica que a semaglutida, molécula presente no Ozempic e Wegovy, pode reduzir o desejo pelo álcool

Ozempic
Ozempic

Uma nova pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia encontrou evidências de que a semaglutida, molécula presente nos medicamentos Ozempic e Wegovy, pode ajudar pessoas com alcoolismo a reduzirem o consumo de bebidas alcoólicas.

O estudo, publicado na última quarta-feira (12) na revista científica JAMA Psychology, revelou que a substância pode diminuir o desejo pelo álcool.

Como foi feito o estudo?

A pesquisa contou com a participação de 48 pessoas diagnosticadas com transtorno por uso de álcool nos Estados Unidos, sendo 34 mulheres e 14 homens.

Metade dos participantes recebeu injeções semanais de semaglutida em baixa dosagem por nove semanas, enquanto a outra metade recebeu placebo.

Os resultados mostraram que os indivíduos que utilizaram a semaglutida consumiram menos bebidas alcoólicas ao longo do estudo. Além disso, eles relataram uma redução significativa no desejo de ingerir álcool, em comparação com aqueles que receberam placebo.

A pesquisa foi liderada por Christian Hendershot, da Universidade do Sul da Califórnia. O objetivo era entender se havia uma relação causal entre o uso da substância e a diminuição do consumo de álcool.

Outras pesquisas sobre Ozempic reforçam a hipótese

Outro estudo, publicado em 2024 por pesquisadores da Case Western Reserve University, analisou os registros médicos de 84 mil pessoas que usavam Ozempic, Wegovy ou outros medicamentos para tratar obesidade.

Os pesquisadores verificaram que aqueles que utilizavam semaglutida tinham metade da probabilidade de receber um diagnóstico de transtorno por uso de álcool ao longo de 12 meses.

No entanto, esse estudo indicava apenas uma correlação, e não uma relação de causa e efeito. Já a nova pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia buscou estabelecer essa relação causal.

Especialistas alertam sobre a necessidade de mais estudos sobre alcoolismo

Apesar dos resultados promissores, especialistas alertam que são necessárias pesquisas mais amplas para confirmar os efeitos da semaglutida no tratamento do alcoolismo.

Segundo Ziyad Al-Aly, da Universidade de Washington em St. Louis, Missouri, ainda não se sabe, por exemplo, se o consumo de álcool pode aumentar após a interrupção da substância ou quais seriam os efeitos a longo prazo.

Além disso, os cientistas não recomendam o uso de Ozempic ou Wegovy para tratar o alcoolismo sem acompanhamento médico. Isso porque esses medicamentos são originalmente para o tratamento da diabetes tipo 2 e, posteriormente, passaram a auxiliar o controle da obesidade.

Como a semaglutida age no organismo?

A semaglutida é um agonista do receptor GLP-1, ou seja, ela imita a ação de um hormônio intestinal chamado peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1).

Esse hormônio regula a sensação de saciedade e ajuda a controlar o apetite, o que levou ao uso do Ozempic e Wegovy no tratamento da obesidade.

Atualmente, o Wegovy já foi aprovado para perda de peso em oito países, e o Ozempic segue sendo utilizado para controle da diabetes tipo 2. No entanto, as novas pesquisas sugerem que a substância pode ter outros usos no futuro, como no tratamento do alcoolismo.