Ministério da Saúde

Todos os itens da Farmácia Popular estão gratuitos; veja novidades no programa

Ministra da Saúde, Nísia Trindade, divulgou gratuidade em novos produtos do programa Farmácia Popular e ainda comentou casos de dengue

Crédito: Elza Fiuza/ Agência Brasil
Crédito: Elza Fiuza/ Agência Brasil

A Farmácia Popular terá um total de mais de 40 itens gratuitos. De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, 41 itens do programa serão distribuídos sem custo  em farmácias credenciadas. 

Por isso, medicamentos que haviam coparticipação passaram a ser bancados totalmente pelo governo.

Os dois novos produtos são: Dapagliflozina — remédio para tratamento de diabetes quando está ligado a doenças cardiovasculares — e fraldas geriátricas para pessoas com 60 anos ou mais. 

Durante Encontro Nacional de Prefeitos na última quinta-feira (13), o Ministério da Saúde afirmou que a medida beneficiará mais de um bilhão de pessoas por ano. 

Para Nísia o objetivo é aumentar o número de beneficiários do Programa. De acordo com o ministério, o número de pessoas atingidas pela Farmácia Popular passou de 20,7 milhões para 24,7 milhões entre 2022 e 2024. 

Além disso, mais 758 cidades agora recebem o programa, totalizando 4.812 municípios atingidos. 

“Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance principalmente nas áreas mais remotas desse país”, destacou a ministra. 

O Programa Farmácia Popular do Brasil  é um programa do Governo Federal que foi criado em 2004 com o intuito de “complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parceria com farmácias da rede privada”.

Assim, a iniciativa disponibiliza medicamentos gratuitos para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose, anticoncepção, dislipidemia (colesterol alto), rinite, doença de Parkinson e glaucoma.

Ainda mais, em 2024, o Ministério da Saúde começou a distribuição gratuita de absorventes higiênicos nas farmácias credenciadas.

Está disponível em quais cidades? 

Para saber se o Farmácia Popular está disponível na sua cidade é preciso acessar o site do governo federal na aba do programa. A lista de farmácias credenciadas está disponível aqui

Casos de dengue 

Além do anúncio dos medicamentos gratuitos da Farmácia Popular, a ministra da Saúde comentou sobre os casos de dengue. Mas, ela afirmou que os atores principais no combate da dengue no Brasil são as prefeituras. 

“Muito pode ser feito, principalmente no âmbito dos municípios, das prefeituras, com a limpeza urbana e evitar água parada. Isso porque 75% dos focos (do mosquito transmissor) estão nas nossas casas e ao redor das nossas casas”, destacou Nísia em entrevista à imprensa. 

LEIA MAIS: Anvisa conclui análise preliminar da vacina da dengue no Butantan

No entanto, a ministra disse que o governo federal também está ajudando as cidades. “Há muitas regiões do Brasil que são motivos de preocupação para nós, como alguns municípios de São Paulo, onde estamos apoiando as prefeituras, como é o caso de São José do Rio Preto”.

Por fim, ela lembrou que é “preciso recomendar fortemente aos responsáveis que levem suas crianças e seus adolescentes que não tomaram a segunda dose para tomar”.