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Como IA Conecta criou sistema que recupera milhões de reais para empresas e e-commerces?

Como IA Conecta criou sistema que recupera milhões de reais para empresas e e-commerces?

Por Keila Andrade de Sousa Passos,

Dizem que o empreendedorismo nasce quando as pessoas começam a observar as pequenas dores no dia a dia e no comportamento da sociedade. O que era para ser um simples sistema de disparos via WhatsApp sem complicações e de fácil uso e manuseio acabou se transformando em outra coisa completamente diferente do que foi sua proposta inicial. E o lado bom disso: foi que melhorou para a empresa e os empresários que usavam.

Essa história começa em São Paulo numa mesa de um bar qualquer da Rua Augusta, Região boêmia e tradicional de bares e festas em São Paulo.

Foi ali que os empreendedores iniciais começaram a história Rafael Correa e Lucas Gomes montando o Plano de Negócios no próprio bar.

O resultado foi sucesso, 120 dias depois já havia mais de 60 pequenas empresas disparando WhatsApp para clientes potenciais através do sistema.

O que aconteceu daqui para frente é o que é o mais incrível nessas jornadas de empreendedorismo em Startups,  Lucas começou a monitorar os clientes e usuários e identificaram logo no início um padrão feito nos disparos via Plataforma.

Os clientes interessados eram etiquetados e identificados como “leads interessados ou potenciais compradores” e o resultado na maioria dos clientes eram conversões em vendas muito acima do esperado. Havia resultados de 8% de conversões, 10% e em um dos casos o relato de até 20% de conversões em vendas, outros normais de 5% a 6% de conversões. 

Esses casos de maiores conversões, chamou atenção dos meninos que começaram a sugerir que os clientes utilizassem as suas bases internas de contatos ou os seus próprios bancos de dados. A partir daí as ações sugeridas passaram a ser de disparos focados para quem já era lead ou já tinha sido atendido pelas empresas e pelos negócios. 

O resultado a seguir foi o seguinte: As campanhas agora chamadas de remarketing pela equipe mudaram o comportamento dos clientes usuários que começaram a querer mais e mais as campanhas baseadas nas estratégias de remarketing. 

Como o padrão de conversões em vendas se manteve alto no remarketing, os bancos de dados das empresas começaram a ser explorados de forma cada vez mais ampla e estratégica pelas empresas.

Foi montada então uma operação dedicada para que cada cliente pudesse explorar o máximo da plataforma e se criou uma função chamada Gerente de Contas, comum em agências de marketing, mas não muito comum em empresas de SAAS onde a função que cuida dos clientes é chamada de Sucesso do Cliente (Customer Success).

O que acontece é que na empreitada os Gerentes de Contas agora estão focados absolutamente em fazer com que aquelas toneladas de leads e bancos de dados de clientes parados e inativos voltem para ser atendidos na área comercial.

Para isso, usam campanhas objetivas e focadas em quem já foi lead ou já foi atendido. As campanhas são das mais fechadas que você puder imaginar porque o banco de dados bem trabalhado consegue definir quem tem mais propensão a tal item, produto ou serviço, diz Renato Yan, um dos sócios do negócio, ex colaborador que acabou virando sócio no meio da empreitada.

A Startup IA Conecta como o próprio nome já diz, utiliza recursos de inteligência artificial como machine learning, chatbots, e agora até mesmo o próprio chat GPT, com API aberta o sistema consegue ter integrações com outros SAAS, ERPs e CRMs de todos os segmentos.

Há disponível mais de 90 integrações via API. A inteligência artificial além de conseguir interpretar uma ampla gama de informações e dados proporciona aos decisores como equipe comercial, marketing, gerência, e direção uma visão 360 do atendimento online da empresa proporcionando decisões rápidas para a frente de atendimento.

O principal desafio desse negócio crescer tão rápido foi ter superado alguns dos principais sistemas de atendimento via WhatsApp disponíveis.

Em uma pesquisa rápida na internet é possível encontrar quase todos os concorrentes com uma mesma solução focada em chatbots de atendimento. O problema disso é que o cliente precisa parar tudo o que está fazendo para ver um tutorial e aprender a montar o seu. O que acontece é que surgem muitos robôs de atendimento cansativos, que você digita e eles repetem diversas vezes o mesmo, o que já é totalmente diferente da proposta de IA Conecta como informa Lucas Gomes. Segue um trecho da nossa entrevista; 

Tivemos um trabalho gigantesco de branding e posicionamento para que não caíssemos no mesmo filtro de chatbots ou sistemas de Whatsapp e que no final o cliente tivesse que ficar horas na frente do Youtube para aprender. Nós eliminamos essa parte e toda a configuração hoje é feita por nossa equipe interna de atendimento”, explica.

Conheça mais a partir da entrevista ping pong: 

Você acredita que esse sistema de atendimento personalizado que vocês propõem é sustentável como Startup ? 

Sim, hoje temos mais de 100 clientes em carteira com uma equipe de 4 atendentes. A parte mais difícil é a implantação, após isso na rotina da empresa os colaboradores se adaptam facilmente ao sistema e não conseguem mais ficar sem o software. O aumento das vendas da empresa após utilizarem a ferramenta vai ser perceptível e sensível aos gestores, então a adaptação é ainda mais rápida porque mexe no bolso da empresa se eles usarem de forma correta.

Como vocês se adaptam a LGPD ?

Na parte de frente de atendimento o sistema trabalha somente com nome e WhatsApp dos clientes, então o restante de informações é intocável respeitando as normas vigentes e o atendimento já ocorreu anteriormente. Sendo assim, o que acontece é que a Inteligência Artificial chama o cliente de volta. 

Como tem sido o case de vocês com os e-commerces?

Nós no universo do e-commerce estamos entregando muito resultado, o dono de negócio online sabe que cada click no  seu site é uma única chance de venda, então é dinheiro investido ou gasto. Já os compradores quando estão em fundo de funil irão tomar decisões rápidas em comprar ou sair do site, o que acontece é que quando você começa pegar esses contatos dos clientes antes deles deixaram o site você tem a chance de gerar um banco de dados bruto e gigantesco para novas campanhas de Remarketing, Cross Sell e Up Selling e é exatamente ali que existe uma nova fonte de dinheiro orgânico, que não vem de anúncio na internet mais, sim, de gestão de dados e de informação. 

Me explica melhor sobre esse conceito de dinheiro orgânico?

Quando você tem um e-commerce além do tráfego orgânico, você tem que fazer um investimento forte no tráfego pago para ter clientes no seu site ou sua loja virtual. O que acontece é que cada cliente que chega até você é um novo gasto de clique em qualquer campanha de Ads, se você capturar o cliente para o WhatsApp você terá uma base de dados ao seu favor para dezenas de campanhas de remarketing futuras, então é uma venda de um dinheiro que já está ali na base de dados dele de forma orgânica, isso é ou ele já tem esses dados no seu banco de dados ou passará a ter.

Hoje que tipo de e-commerce vocês estão atendendo?

Algumas das lojas que mais vendem no mercado livre e em marketplaces famosos estão com nossa plataforma na frente de atendimento via whatsapp, algumas vendedoras de encapsulados, whey protein, roupas, bijuterias, perfumes entre outras. 

A Ia Conecta além de ajudar o E-commerce e outros segmentos que precisam de atendimento online vem ganhando destaque também com influenciadores digitais que precisam monitorar seus resultados em campanhas de publis cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Essa circunstância chamou atenção de investidores anjos como no caso de Higor Guedes e Luiz Martinez com forte expertise no segmento de influenciadores digitais. Higor e Luiz se reuniram com Lucas Gomes, Rafael Correa e Renato Yan neste projeto.

O objetivo da próxima fase da Startup é ir de 100 Clientes a 1000 nessa próxima fase. Sabe que é exatamente aqui que mora o problema de muitas Startups, quando entram nessa fase de aceleração de vendas ou tração começam a encontrar dificuldades novas que não tinham antes nos demais estágios da operação.

No entanto, a certeza que o time da IA Conecta tem é que querem que essa solução chegue para mais lojistas e possa ajudar o Brasil no crescimento do Mercado Online.

Hoje eles atendem nomes como Clínica Viotto, T Car Import, Race K Design, G4 Educação, Uniritter, Universidade Cruzeiro do Sul, Faculdade Academus, Universidade Favene, Kairon Race, Macaxeira, Buggy Cia, NVI produtora, Tucuruvi Mudanças e Transportes, Uru Mari Parrilla, Empório Vila Anália, Náutica Tatoo, além de redes de franquias de odonto, educação, concessionarias de veículos e-commerces.

 

Site: www.iaconecta.com.br

Instagram: @iaconectaofc

WhatsApp oficial: (11) 92017-0720