Quais são as melhores criptomoedas para investir em 2024? Neste artigo, você terá as respostas sobre as 5 mais promissoras e o que esperar de cada uma delas.
1. Bitcoin (BTC)
A contínua ascensão da primeira e mais conhecida criptomoeda, o Bitcoin, no mercado de criptoativos nos diz que ainda temos uma posição dominante nele. Ele é considerado uma moeda de reserva para todos os investidores, e os EUA são o local para novos tokens digitais (ao contrário da China), e não a China, como muitos podem suspeitar.
Como a principal criptomoeda em termos de capitalização de mercado, o bitcoin hoje é uma das opções mais populares para investidores de longo prazo. O passado imaculado dessa moeda é evidente por meio da valorização considerável que se seguiu durante 2020.
Os lançamentos dos ETFs de Bitcoin que provavelmente estarão nos Estados Unidos serão lançados no mercado em 2024, e é alta a probabilidade de que o preço ultrapasse os níveis recentes. A regulamentação da SEC estava muito próxima em relação a esse aspecto de ação da stable coin (Hence USA) e essa rodada chamaria a atenção do fundo institucional e solidificaria a posição do Bitcoin como o “ouro digital” exclusivo do mundo criptográfico.
Conforme afirmam os criptocientistas, é mais provável que o Bitcoin continue a se sair melhor do que o mercado geral de criptomoedas e será a principal opção tanto para os investidores novos quanto para os experientes.
2. Ethereum (ETH)
O Ethereum é a principal plataforma para contratos inteligentes e finanças descentralizadas (DeFi) e o líder do mercado de aplicativos descentralizados. Oferecendo a plataforma de contratos inteligentes, proposta por Vitalik Buterin, a rede da Ethereum se diferencia de outras plataformas que se aplicam a tecnologia de blockchain a NFTs (tokens não fungíveis) e DeFi (finanças descentralizadas).
Em 2024, fomos informados de que a rede Ethereum receberá algumas atualizações e que essas atualizações ajudarão a rede a atingir um novo estágio de desenvolvimento, a crescer e a se tornar mais escalável, tornando-a mais eficiente. Algumas dessas atualizações incluem:
A atualização Dencun, que se compromete a corrigir os gargalos e reduzir as taxas que impedem a eficiência da rede. Essa situação poderia fazer com que a criptomoeda valesse muito mais.
A atualização “The Purge”, que tem o objetivo de tornar o design da rede menos complicado e mais eficiente.
A proposta Proto-Danksharding (EIP-4844), que também tenta simplificar a arquitetura da rede e aumentar sua eficácia.
Atualizações como essas têm o potencial de tornar a rede Ethereum ainda mais competitiva e atraente tanto para os investidores quanto para os usuários da plataforma.
Um dos fatores significativos que contribuem para a adoção da solução de segunda camada é a redução das despesas e do tempo de confirmação da transação, o que oferece a viabilidade do Ethereum como uma moeda cotidiana. A possível aprovação de ETFs na Ethereum também é uma possibilidade que pode fazer com que o valor da criptomoeda suba, pois ela seria a única a vencer definitivamente a corrida das inovações em blockchain, se isso acontecer.
3. Solana (SOL)
Além do fato de ser uma rede verde e eco-poderosa, o amplo e inovador ecossistema da Solana hospeda essa infinidade de projetos como:
- DeFi
- NFTs
- Gaming
- Redes sociais
A Solana, que é conhecida por sua incrível capacidade de processamento e baixas taxas de transação, é capaz de lidar com mais de 50.000 transações por segundo e com custos de transação de não mais que US$ 0.1 em média.
Esse alto nível de eficiência operacional é uma vantagem decisiva no que diz respeito ao aspecto DeFi, em que a velocidade e as despesas são as principais questões. Em outras palavras, a Solana tem um algoritmo semelhante ao PoW (PoH) e um mecanismo PoS baseado no Ternary. Isso e o Ethereum são muito diferentes um do outro na forma como funcionam.
Na verdade, as recentes parcerias da Solana com gigantes da tecnologia e dos pagamentos, incluindo AWS, Google e Visa, só fariam com que ela crescesse ainda mais e aumentasse a penetração no mercado. A atualização do Firedancer está programada para chegar ao mercado no final de 2024. Ela garante o esclarecimento de boa parte das deficiências atuais da rede.
Com um excelente desempenho no início de 2024 e taxas de crescimento otimistas, a Solana é uma das moedas mais procuradas em 2024.
4. Cardano (ADA)
Cardano é a invenção de Charles Hoskinson e é a terceira geração de criptomoedas que se distingue pela sustentabilidade, escalabilidade e inclusão social. O projeto da rede Cardano é o mais desenvolvido, é constantemente observado e revisado por cientistas e especialistas de várias áreas, garantindo a mais alta segurança e a operação mais eficiente.
Um exemplo de seus projetos socialmente conscientes é o financiamento de empreendimentos em países subdesenvolvidos. Iniciativas de lançamento em países como Etiópia, Tanzânia e Geórgia propõem melhorar o sistema educacional, a verificação de identidade e a boa governança nessas regiões, demonstrando assim o potencial da Cardano para resolver problemas sociais vitais em áreas pobres.
A maneira como eles abordam a inclusão e a sustentabilidade pode levar a um aumento maciço na adoção do token ADA da Cardano e a um grande acréscimo em seu preço. Para os investidores que estão buscando um projeto com um impacto social benéfico, a Cardano, portanto, é diferente do restante das criptomoedas no mercado.
5. Binance Coin (BNB)
Binance Coin (BNB) é a moeda nativa da plataforma de criptografia Binance, que é a maior bolsa do planeta em volume de negociação. A BNB tem uma infinidade de maneiras diferentes de ser utilizada no ecossistema da Binance. Com seus muitos usos dentro da plataforma, a BNB tem sido muito apreciada nos últimos anos.
Por exemplo, os clientes podem utilizar a BNB pagando menos em taxas de negociação na Binance. Sem mencionar que o BNB também é usado na forma de tokens da Binance, que dão aos usuários acesso antecipado a novos tokens lançados na plataforma.
As queimas periódicas de tokens da Binance reduzem a oferta circulante do BNB, o que pode aumentar sua escassez e, portanto, seu valor. Com o avanço da plataforma Binance e, portanto, do BNB, este último poderá continuar subindo de preço até 2024.
Este texto não é um conselho de investimento, é uma tentativa de manter os entusiastas de criptomoedas cientes dos desenvolvimentos recentes. Quem optar por investir em algum ativo mencionado em qualquer texto o faz por sua conta e risco.