SpaceGuest

Web3 pode financiar combate à mudança climática? Chimpzee é exemplo de iniciativa com essa objetivo

Web3 pode financiar combate à mudança climática? Chimpzee é exemplo de iniciativa com essa objetivo

A Web3 é um ambiente de internet que faz uso de recursos tecnológicos como o blockchain para promover a transparência, a descentralização e a desintermediação. Com isso, ela atua barateando e agilizando as transações, reduzindo o poder de grandes instituições, democratizando o acesso a oportunidades e dando aos usuários maior controle sobre seus dados, que podem compartilhar ou não, de acordo com seus próprios valores ou interesses.

Ela também pode desempenhar um importante papel no financiamento de causas de grande importância social, como a proteção do Meio Ambiente em geral e o combate à Mudança Climática em especial, acompanhado de projetos como o Chimpzee.

>>> Compre Chimpzee <<< 

Tecnologia blockchain traz mundo de novas possibilidades

A desintermediação e a simplificação que podem ser obtidas com o uso de aplicações do blockchain, como as criptomoedas, os tokens não fungíveis (NFTs) e contratos inteligentes, podem dar mais poder a grupos que têm sido tradicionalmente excluídos das estruturas de poder e desprovidos de oportunidades e influência. 

Isso pode acontecer, por exemplo, promovendo a inclusão financeira dos desbancarizados e sub-bancarizados, muito mais comuns entre as camadas mais pobres da população, e reduzindo o desequilíbrio de poder existente entre instituições financeiras e correntistas.

Analogamente, as tecnologias subjacentes à Web3 podem facilitar a coordenação de indivíduos para exercer influência e realizar mudanças sociais positivas.

Isso acontece, por exemplo, através do desenvolvimento de soluções inovadoras como mercados descentralizados para a negociação de energia renovável, métodos de checagem de cadeias ambientalmente sustentáveis de suprimentos e o uso de criptomoedas, tokens não fungíveis e contratos inteligentes para a arrecadação de fundos para causas ambientais.

Blockchain a serviço de causas ambientais

Um artigo do CoinDesk, site especializado em criptoativos, postado no mês de julho deste ano, destacou alguns problemas que têm limitado o financiamento de soluções para o combate da Mudança Climática. Um deles é o fato de ela ter permanecido, por longo tempo, como província quase exclusivamente de governos, incluindo organismos multilaterais, e investidores institucionais.

Isso ocorre apesar da enorme quantidade de recursos nas mãos de investidores de varejo, que, argumentou a autora do artigo, Elizabeth Tan, mostram disposição para aceitar rendimentos mais baixos em troca de impacto na luta contra a Mudança Climática.

Esses investidores poderiam comprar ativos tokenizados e/ou fracionados com o uso da tecnologia de blockchain, por exemplo, frações de títulos "verdes". Além disso, lembra Tan, stablecoins atreladas a moedas fiduciárias (como o dólar, o euro ou o real) são instrumentos simples, ágeis e acessíveis para a realização de transferências de fundos para projetos ambientais. 

Um exemplo de projeto inovador com a intenção de empregar recursos de Web3 para ajudar na defesa do Meio Ambiente é o Chimpzee, um ecossistema que oferecerá aos usuários a oportunidade de fornecer fundos a causas ambientais, como o replantio de florestas, e, ao mesmo tempo, ganhar dinheiro.

>>> Compre Chimpzee <<< 

Oportunidades de ganhar dinheiro com Chimpzee são os seguintes:

Chimpzee NFT Passport

Além de poderem ser postos em staking, os Passports, de diferentes tipos, aumentarão o tamanho da renda passiva que seus detentores poderão obter na exploração das oportunidades de ganho com a plataforma. Poderão ser adquiridos com CHMPZ, token de utilidade da plataforma, ou na pré-venda deste, que se encontra em andamento.

Jogar o game play-to-earn Zero Tolerance

Os jogadores receberão tokens de CHMPZ, ao atingirem certos marcos do jogo. 

Fazendo compras na loja virtual da plataforma

Os compradores poderão ganhar tokens CHMPZ. Além disso, parte dos lucros será doada a iniciativas de proteção do Meio Ambiente. 

Negociando tokens não fungíveis no marketplace da plataforma

Os traders terão distribuídas entre si parte das taxas de uso do marketplace da plataforma, que dará mais destaque a NFTs ligadas a causas ambientais.

Pré-venda do CHMPZ apresenta bom desempenho

Durante a fase de pré-venda do token de utilidade da plataforma, o CHMPZ, ela já doou recursos para o plantio de 1,2 mil árvores no Brasil, recursos para o plantio de 20 mil árvores na Guatemala e 15 mil dólares para a proteção de elefantes na África. 

A equipe de Chimpzee teve suas identidades certificadas pela empresa especializada em cibersegurança Cyberscope. Contudo, elas não foram reveladas (o que não é incomum em projetos envolvendo criptomoedas e tokens não fungíveis) sob a alegação de que isso diminuiria o protagonismo do personagem Chimpzee, o chimpanzé-cientista que serve de símbolo ao projeto.

O endereço do site de Chimpzee, no qual os interessados poderão consultar um cronograma, uma lista de perguntas mais comuns respondidas e o whitepaper do projeto, é https://www.chimpzee.io/. O site possui versão em português, entre outras línguas.

Token de utilidade da plataforma

O suprimento total de CHMPZ será de 100 bilhões de tokens, 45% dos quais disponibilizados na pré-venda em andamento, a qual já arrecadou quase US$ 1,2 milhão de dólares.

No atual estágio da pré-venda de CHMPZ, a criptomoeda está sendo oferecida a 0,00095 dólar por token (ou seja, 0,095 centavos de dólar). A cada sucessivo estágio da pré-venda, o preço pelo qual o ativo estará sendo oferecido aumentará, até que se chegue ao preço planejado para a listagem em exchanges: 0,00185 dólares.

Além da pré-venda, os tokens CHMPZ terão outros destinos, como financiamento do desenvolvimento da plataforma, financiamento de publicidade dela, remuneração da equipe da plataforma (5% dos tokens, travados por 2 anos, para assegurar comprometimento de longo prazo) e doações para iniciativas de proteção da fauna silvestre, além de recomposição de biomas devastados.

A participação no atual estágio da pré-venda do Chimpzee, o número 9, permitirá a compra de NFT Passports Gold, que oferecerão 18% ao ano como renda de staking. Os estágios seguintes oferecerão Passports com rendimentos menores: Chimpzee Silver (estágios 10 a 12) oferecerá rendimento de 15% ao ano e Chimpzee Bronze (estágio 13) oferecerá rendimento de 10% ao ano.

Passados 30 dias da conclusão da pré-venda, os compradores do CHMPZ poderão reivindicar seus tokens, será possível fazer isso clicando no botão "Claim" no site do projeto.

Conclusão

Os valores promovidos pela Web3, como responsabilidade, transparência e cooperação, combinam com o caráter da luta pela preservação ambiental, e as tecnologias dela podem ajudar a viabilizar iniciativas importantes nesse campo. 

Ela pode, por exemplo, facilitar a implementação de soluções inovadoras para questões como as de promover a geração de energia renovável e distribuí-la. Também pode fazer uma grande diferença no financiamento de iniciativas ambientais, mobilizando em benefício delas grandes recursos que se encontram nas mãos de pequenos investidores. 

A crescente conscientização do público quanto à importância de iniciativas que ajudem a reduzir, prevenir ou corrigir os efeitos nocivos da ação humana sobre os ecossistemas de cuja saúde a humanidade depende para a sua sobrevivência e para o seu bem-estar pode favorecer a valorização de ativos usados para financiar esses esforços, como o CHMPZ. 

É, porém, indispensável que os interessados nesse ativo — ou, aliás,  em qualquer outro — informem-se sobre as características do investimento e os prós e os contras que ele apresenta.

>>> Compre Chimpzee <<<

Este texto não é um conselho de investimento, é uma tentativa de manter os entusiastas de criptomoedas cientes dos desenvolvimentos recentes. Quem optar por investir em algum ativo mencionado em qualquer texto o faz por sua conta e risco.