85,4% dos brasileiros ainda não aderiram ao Open Finance, revelou um estudo da BRQ Digital Solutions, em parceria com a SNAQ.
Entre janeiro e setembro de 2023, o número de consentimentos para compartilhamento de dados cresceu 93,00%, e ultrapassou 40 milhões, mas a taxa de renovação foi de apenas 10%.
A adesão foi maior entre as classes A e B (17,20%) e adultos de 25 a 34 anos (15,90%), enquanto 35,30% dos entrevistados apontam a falta de conhecimento como principal barreira, segundo o Banco Central do Brasil (BC) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).
As instituições financeiras investem em tecnologias para explorar dados do Open Finance, com um aumento de 29,00% nos orçamentos em 2023.
Fintechs como Nubank (ROXO34) e Mercado Pago lideram em adesão, e 91,00% dos bancos focam em canais digitais.
Desde 2022, o Brasil tem sido referência em Open Finance, com 16% da população adulta usuária do sistema.
Para Luciano Nunes, Digital Evolution Strategist Director da BRQ, os desafios também podem ser divididos em diferentes questões nas instituições financeiras e fintechs.
“Existe uma necessidade de atualização dos sistemas antigos (legados), segurança de dados e competitividade do mercado. No caso das fintechs, entendo que os obstáculos estão mais direcionados às parcerias estratégicas com os bancos tradicionais, na gestão de confiança e expectativa dos clientes”, comenta.