A poucos dias do Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, uma nova pesquisa da Hibou, empresa de pesquisa, monitoramento e insights de consumo, aponta o impacto da crise econômica no bolso dos brasileiros para a data.
O estudo revela que 52% dos brasileiros planejam gastar menos este ano, mas isso não significa que o carinho e a dedicação sejam afetados: 28% acreditam que o maior presente é estar junto das crianças e aproveitar o momento ao lado delas.
Realizada entre 21 e 25 de setembro de 2024, com 1.600 brasileiros das classes sociais ABCD, em formato digital, a pesquisa tem margem de erro de 2,4% e um nível de confiança de 95%.
“Mesmo em um cenário econômico mais apertado, o Dia das Crianças segue sendo um momento de afeto e diversão. Observamos que mais do que nunca, as famílias estão buscando experiências em conjunto e momentos de descontração com os pequenos, mostrando que o valor da presença muitas vezes supera o valor dos presentes,” comenta Lígia Mello, CSO da Hibou e coordenadora da pesquisa.
Dia das Crianças é uma data além do consumo
Apesar de 45% dos brasileiros ainda verem o Dia das Crianças como uma data comercial, 28% afirmam que é uma oportunidade de passar o dia com as crianças, um aumento de 11 pontos percentuais em relação a 2023, possivelmente impulsionado pelo fato de a data cair em um sábado este ano.
Além disso, 13% destacam a simbologia especial da data, um momento para relembrar a própria infância e se divertir sem preocupações.
E para quem for gastar, o que comprar?
Entre aqueles que darão presentes, a escolha do item será de encontro com as preferências dos pequenos.
65% das pessoas afirmaram que o presente ideal é algo que eles sabem que a criança vai gostar, enquanto apenas 23% preferem surpreender com uma novidade inesperada.
No ranking geral dos presentes, os tradicionais brinquedos (38%) continuam a liderar as compras, mas o foco em jogos educativos (29%) e passeios como parques e exposições (28%) aponta uma mudança de comportamento, com pais e responsáveis valorizando atividades e experiências em conjunto. Além disso, livros (27%), kits de montar (23%), e até eletrônicos (23%) também estão entre os itens mais desejados.
Preferências das crianças pelo universo conhecido
Muitas crianças se interessam por produtos “conhecidos”, os famosos produtos licenciados, que possuem personagens favoritos.
Este ano, 39% dos entrevistados disseram que as crianças com quem convivem preferem produtos licenciados, com personagens como Homem-Aranha (7%), Patrulha Canina (6%), Harry Potter (6%), Divertidamente (5%) e Frozen (5%) liderando as preferências.
“Ano passado a Barbie foi a mais citada, o que reforça que quem é visto é lembrado, esse ano ela não lista nem entre os preferidos. Já Homem-Aranha e Patrulha Canina permanecem na lista, subindo em 1 lugar no ranking,” explica Lígia.
Uma idade limite para ser presenteado no Dia das Crianças?
A pesquisa mostrou ainda que quase a maioria dos brasileiros (47%) acredita que o costume de presentear no Dia das Crianças deve continuar até os 10 anos de idade.
Uma pequena parcela defende a troca de presentes para adolescentes de até 15 anos de idade (19%). Enquanto isso, 27% alegam que “todos têm uma criança dentro de si”, independentemente da idade.
Tio, quero presente!
O papel dos tios e padrinhos na vida das crianças é significativo: 51% dos entrevistados disseram que seus sobrinhos são os principais presenteados, seguidos pelos próprios filhos (29%) e afilhados (19%).
Isso demonstra que, além dos pais, tios e padrinhos desempenham um papel importante nas celebrações do Dia das Crianças.
Além dos presentes materiais, as guloseimas não podem faltar nesta data: 71% dos brasileiros disseram que vão comprar sorvetes, doces ou chocolates para complementar a comemoração, sendo que 30% optam por sorvetes, enquanto 25% mencionaram doces, e 23% balas e chocolates.
Passeio gastronômico do dia
35% afirmaram que pretendem ir a um fast food como McDonald’s, Giraffas, Habib’s ou Burger King. Já 24% escolhem preparar um café da manhã com iogurtes, lanchinhos, achocolatado, sucos, frutinhas e um “brinde presente” surpresa.
As atividades de entretenimento em família ganharam destaque este ano! 57% dos brasileiros planejam um passeio ao shopping com cinema e pipoca, enquanto 50% preferem passar o dia em um parque com direito a sorvete e muita diversão.
Mesmo com passeios e presentes, o bolso continua apertado.
O impacto da economia foi sentido na pesquisa: 52% dos entrevistados relataram que estão com o orçamento mais apertado este ano, com 7,7 pontos percentuais abaixo em relação a 2023, e com isso vão gastar menos. 17% afirmaram que, mesmo com o aperto financeiro, vão manter a tradição, e 22% disseram que nada mudará em relação aos gastos dos anos anteriores.
Quanto ao valor total que planejam gastar, 8 em cada 10 brasileiros (82%) pretendem manter um ticket médio de até R$250, o que inclui presentes, atividades e guloseimas. Apenas 15% declararam que gastariam entre R$250 e R$500.
E em casa, como se comemora?
A televisão e o entretenimento digital seguem como os principais companheiros das crianças durante o feriado. 72% afirmaram que a TV estará ligada no Dia das Crianças, com 48% preferindo assistir Netflix, seguido por 34% consumindo conteúdo no YouTube e 28% acompanhando o Disney+. No ano passado, a TV a cabo ocupava o 2º lugar nas telinhas.
As informações são de FRESH PR.