Fim do Home Office

Empresas retomam o presencial: Amazon e CEOs do mundo inteiro defendem o fim do Home Office

Com a Amazon liderando o movimento de retorno ao presencial, pesquisas mostram que a maioria dos CEOs globais planejam a volta total ao escritório nos próximos anos

- Marc Mueller/Pexels
- Marc Mueller/Pexels

A Amazon (AMZO34) anunciou uma mudança em sua política de trabalho nesta semana, exigindo que seus funcionários corporativos retornem ao escritório cinco dias por semana a partir de 2 de janeiro de 2025. A medida acaba com o modelo híbrido da era da pandemia, que previa apenas três dias de presença presencial.

Volta do presencial na Amazon  

O CEO Andy Jassy justificou a medida alegando que a interação presencial fortalece a colaboração e a cultura da empresa. Para ele isso oferece o melhor para os negócios e clientes. 

Tendência do presencial  

Essa mudança reflete uma tendência mais ampla no ambiente corporativo. Segundo a pesquisa KPMG CEO Outlook 2023, 83% dos CEOs preveem um “retorno total ao escritório” até 2027.  

Futuro do ambiente corporativo  

A pesquisa, que ouviu mais de 1.300 líderes globais, também revelou otimismo em relação ao futuro: 72% dos CEOs acreditam em um cenário positivo, apesar das incertezas econômicas. Além disso, 92% planejam aumentar suas equipes, o maior índice desde 2020. 

Ainda que enfrentem pressões para garantir o sucesso de longo prazo de seus negócios, os líderes têm como prioridade o investimento em inteligência artificial (IA). 

 64% dos CEOs consideram a IA essencial para o crescimento de suas empresas, e 76% acreditam que sua adoção não resultará em redução de empregos.  

Mas o ambiente corporativo não é só mil maravilhas. A KPMG identificou que problemas operacionais e na cadeia de suprimentos ultrapassaram questões de cibersegurança e geopolíticas como principais preocupações para o crescimento empresarial.  

Além disso, a complexidade da descarbonização das cadeias de suprimentos está entre as maiores barreiras para o cumprimento das metas climáticas. 30% dos CEOs apontaram esse fator como um dos maiores obstáculos.