O aplicativo de inteligência artificial DeepSeek foi removido das lojas da Apple e do Google na Itália nesta quarta-feira (29).
A decisão aconteceu um dia depois de a autoridade de proteção de dados do país solicitar esclarecimentos sobre o uso de informações pessoais pela empresa.
A Comissão de Proteção de Dados da Irlanda também solicitou ao DeepSeek informações sobre como a empresa processa os dados dos usuários irlandeses.
Usuários italianos que tentaram acessar o DeepSeek na App Store encontraram um aviso informando que o aplicativo “não está disponível no país ou na área”.
Na loja do Google, uma mensagem semelhante informava que a Itália não suporta o download.
Lançamento e sucesso da DeepSeek
Na última semana, o DeepSeek lançou um assistente de IA gratuito.
No entanto, desenvolveram a tecnologia a um custo estimado de apenas US$ 6 milhões, valor muito inferior aos investimentos milionários que as big techs americanas realizaram.
A popularidade do serviço cresceu rapidamente, ultrapassando o ChatGPT, da OpenAI, em downloads na loja de aplicativos da Apple.
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Assim, o avanço do DeepSeek gerou preocupação no setor de tecnologia e impactou o mercado de ações.
Posicionamento das autoridades
Pasquale Stanzione, presidente do órgão regulador italiano Garante, afirmou que a remoção do aplicativo ocorreu poucas horas após o início da investigação e, por isso, ainda não é possível determinar se há relação direta entre os fatos.
No entanto, garantiu que será realizada uma análise aprofundada para verificar se o DeepSeek está em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia.
Além disso, a Garante quer saber quais dados pessoais o DeepSeek coleta, de quais fontes ele os obtém, para quais finalidades ele os utiliza, qual é a base legal que ele aplica e se ele armazena essas informações na China.
Por fim, a empresa tem um prazo de 20 dias para responder aos questionamentos.