IA

Nvidia investe em tecnologia para parques eólicos offshore no Brasil

Projeto utiliza embarcações autônomas e drones equipados com sensores para coletar dados em alto-mar

Nvidia

A Nvidia, gigante americana de tecnologia, está investindo no setor de energias renováveis no Brasil, com foco no desenvolvimento de parques eólicos offshore. Em parceria com as brasileiras Pix Force e Tidewise, a empresa trabalha na criação de uma plataforma integrada de gêmeos digitais e inteligência artificial (IA) para otimizar a operação, manutenção e segurança desses empreendimentos.

O projeto utiliza embarcações autônomas e drones equipados com sensores para coletar dados em alto-mar.

Essas informações são transformadas em modelos 3D em tempo real, permitindo monitoramento contínuo e manutenção preditiva.

“Estamos apresentando a tecnologia e iniciando a captação de clientes e projetos”, afirmou Márcio Aguiar, diretor da Nvidia para a América Latina.

A iniciativa surge em um momento estratégico, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionar a lei que regulamenta a instalação de equipamentos para geração de energia eólica offshore.

A nova legislação define critérios para o uso de bens da União e exige que empresas forneçam relatórios à Aneel.

O projeto da Nvidia, inicialmente, será validado em um parque eólico terrestre, com planos de expansão para outros empreendimentos.

“Os parques eólicos offshore são uma realidade global, mas o Brasil precisa acelerar nesse segmento”, destacou Daniel Moura, CEO da Pix Force.

Rafael Coelho, CEO da Tidewise, ressaltou que a tecnologia já é testada na Bélgica e pode contribuir para uma indústria marítima mais sustentável.