Tecnologia

iPhone 16 tem vendas bloqueadas na Indonésia; confira o porquê

O país exige que certos aparelhos vendidos internamente contenham pelo menos 40% de peças fabricadas localmente

iPhone 16 tem vendas bloqueadas na Indonésia; confira o porquê
Reprodução/Apple

O novo smartphone iPhone 16, da gigante de tecnologia Apple Inc, foi proibido na Indonésia, porque não atende às regras do país sobre o uso de componentes fabricados localmente, informou o Ministério da Indústria.

A Indonésia exige que certos aparelhos vendidos internamente contenham pelo menos 40% de peças fabricadas no próprio país.

Quero comprar o novo iPhone 16, mas não tenho o dinheiro necessário. Quanto preciso investir para tê-lo?

Segundo o porta-voz do ministério, Febri Hendri Antoni Arief, em um comunicado emitido na sexta-feira (25), o iPhone não atendeu aos critérios.

“Os iPhones 16 importados não podem ser comercializados no país porque a Apple Indonésia não cumpriu seu compromisso de investimento para obter uma certificação de conteúdo local”, afirmou.

Arief pontuou, porém, que os telefones ainda podem ser trazidos do exterior para uso pessoal, desde que os usuários paguem os impostos necessários. Os telefones iPhone 16 da empresa foram lançados pela primeira vez em setembro.

Os dois maiores fabricantes de smartphones no primeiro trimestre de 2024 na Indonésia foram a empresa chinesa OPPO e a empresa sul-coreana Samsung, informou a empresa de pesquisa IDC em maio.

Quanto custa o iPhone 16 no Brasil?

Anunciado essa semana, o iPhone 16 se tornou o mais novo item na lista de desejo de aficionados por tecnologia e fãs da Apple (AAPL34).

E, apesar de não ser um celular acessível, que pode custar mais de R$ 15.000,00 (nas versões Pro e Pro Max), com um pouco de organização financeira e consistência, você pode realizar o sonho de consumo.