Parceria r7.com

Primeiramente, é importante você saber que no Brasil temos apenas uma bolsa de valores, antiga Bovespa, atual B3, sediada em São Paulo. A B3 são as letras iniciais de Brasil, Bolsa e Balcão, e é onde são negociadas a compra e venda de ações.

Você não consegue comprar ou vender ações diretamente na bolsa de valores. Para isso é necessário ter conta em uma corretora de valores, que será uma intermediária entre você e a B3.

Na bolsa de valores ficam todas as empresas das quais você poderá se tornar sócio. Mas nesse caso, antes de escolher uma ação para chamar de sua, é necessário entender se aquela empresa da qual você pretende se tornar sócio é sólida, uma vez que ações são investimentos de alto risco, que isso fique bem claro!

Para saber se uma determinada ação de uma empresa é um bom investimento é necessário analisar vários dados. Por isso, existem profissionais como eu, analistas CNPI, que têm autorização da Comissão Valores Mobiliários (CVM) para recomendar ações porque possuem preparo técnico para isso. Portanto, antes de comprar uma ação, veja o que os analistas estão falando sobre ela!

Agora vamos à estrela do dia; afinal, o que é o índice Ibovespa?

O índice Ibovespa representa uma carteira teórica composta atualmente por 68 ações das mais 400 empresas que estão listadas na bolsa de valores. Inclusive, as ações que compõem o índice têm pesos diferentes.

Esse índice foi criado há mais de 50 anos, em 1967, com o objetivo de modernizar o mercado. Antes disso somente era divulgado o desempenho individual das ações.

O critério para escolher as ações que irão compor o índice Ibovespa são empresas com maior liquidez, maior volume financeiro listadas na bolsa e que não sejam penny stocks, que são ações que custam menos de R$ 1,00.

Você não poderá investir no índice Ibovespa porque, afinal de contas, ele é somente um índice, uma referência para entender o desempenho médio da bolsa de valores. Mas poderá comprar as ações que compõem o índice, ação por ação com os seus pesos correspondentes, mas isso daria um grande trabalho, não é mesmo?!

Para facilitar sua vida existem as ETFs (Exchange Traded Funds), que são fundos que replicam algum índice, e que são negociados em bolsa.  Para quem tem interesse em investir nas ações que compõem o índice Ibovespa, a ETF que replica o desempenho esse índice se chama Bova11 (isso não é uma recomendação).

A carteira teórica que compõe o índice Ibovespa é revisada a cada 4 meses e, se necessário feito ajuste, ou seja, as ações que compõem o índice podem ser trocadas ou seus pesos alterados. A mais recente composição é de setembro a dezembro de 2019.

O índice Ibovespa vem rompendo máxima histórica, e isso quer dizer que ele nunca tinha chegado naquela pontuação antes (em 13 dezembro de 2019, fechou em 112.554 pontos).

No nosso próximo artigo, para encerrar o ano com chave de ouro, vamos aprender que é possível ganhar dinheiro na bolsa mesmo quando as ações estão em queda. Vamos desmistificar o chamado Short!

Até lá!


Publicidade


  • Produtos/Serviços SpaceMoney

  • Parceria r7.com

  • Simulador Online de Investimentos SPACEMONEY

    Acesse nosso Simulador de Investimento e descubra as melhores aplicações financeiras para o seu bolso e perfil.

    Simulador Online
  • © 2020 – SpaceMoney Brasil Informações e Sistemas Ltda. Todos os Direitos Reservados.
    A SpaceMoney é um veículo informativo e não faz recomendações de investimentos, não podendo ser responsabilizada por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.