Em setembro de 2019, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou expansão de 2,1% na comparação anual (set19 / set18) e de 0,4% na comparação mensal (set19 / ago/19). Tal resultado surpreendeu positivamente a expectativa do mercado e de analistas da XP Investimentos. Por isso, a corretora atualizou a sua projeção do PIB para 2019 e 2020. Agora, as expectativas são de alta de 1% para esse ano e 2,3% para o próximo.

No relatório divulgado hoje, os especialistas também mostraram que a expectativa era de que o índice crescesse apenas 1,6%. A expectativa do mercado, coletada pela Bloomberg, mostrava alta de 1,7%. Já no parâmetro da comparação mensal (set19 / ago19), a expectativa da XP era de 0,2% enquanto a expectativa do mercado era de 0,3%.A alta do IBC-Br em setembro veio em linha com os melhores resultados apresentados pelos principais setores da economia brasileira (indústriaserviços e comércio) e reforçou a mensagem de que o movimento de recuperação da economia tem sido cada vez mais disseminado entre os setores. A recuperação que antes era apresentada apenas pelos indicadores de comércio (especialmente pelo comércio de produtos duráveis), hoje já começa a ser apresentada por outros setores da economia.Olhando para frente, os analistas da corretora creditam que a recuperação das vendas de produtos duráveis continuará sendo um dos principais vetores de crescimento da atividade brasileira nos próximos meses. Contudo, eles apontam que a partir do momento que o mercado de trabalho começar a apresentar uma recuperação mais sólida, mais setores da economia começarão a se beneficiar do ciclo econômico.

Diante da leitura do IBC-Br acima da expectativa e da recente recuperação acima do esperado dos principais setores da economia brasileira, os especialistas acreditam que a recuperação da atividade econômica continuará ganhando tração nos próximos meses.

  • Simulador Online de Investimentos SPACEMONEY

    Acesse nosso Simulador de Investimento e descubra as melhores aplicações financeiras para o seu bolso e perfil.

    Simulador Online